Cidade
Câmara promove visitas aos “santuários” da Canção de Coimbra. Grátis!
A Câmara Municipal de Coimbra promove iniciativa que inclui visitas aos “santuários” Canção de Coimbra.
Nos dias 2,3 e 4 de julho, pelas 18:00, estão programadas 3 eventos dedicados ao “Fado e as Tradições Académicas – Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”.
A visita pelas ruas da Alta da cidade aborda a temática das tradições académicas, das repúblicas, das vivências entre estudantes e futricas e o seu contributo na evolução da Canção de Coimbra.
PUBLICIDADE
Recordamos que a Canção de Coimbra está intimamente ligada à cidade e à sua universidade, desde o séc. XVI. É factual e conhecido este género de tradição dos estudantes nas ruas de Coimbra, onde o erudito e o popular se reviam e misturavam com frequência.
É na segunda metade de séc. XIX que o fado académico e as serenatas estudantis começam a ganhar contornos muito próprios, dando origem ao denominado Fado de Coimbra, acarinhado e divulgado pela comunidade académica, interpretado e criado com um sentimento e uma riqueza inigualável.
Com os tempos, este género musical foi sendo remodelado, dando origem ao Canto e à Canção de Coimbra que a cidade, a sua Universidade e as suas gentes, vão orgulhosamente recriando, respeitando a sua essência e a sua génese.
Este itinerário pretende potenciar, divulgar, preservar e dar a conhecer um património material e imaterial de excelência, intimamente ligado à cidade, às suas tradições académicas, percorrendo algumas das ruas onde muitos dos seus mais conceituados autores viveram e onde muitas das Serenatas decorreram, terminando “numa casa de fados”.
No dia 2, no Fado Hilário”, no dia 3, no À Capella” e no dia 4, no Fado ao Centro.
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30.
Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).
O ponto de encontro é na Sé Nova
Related Images:
PUBLICIDADE