Câmara oferece visita a centros de espiritualidade e meditação de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra promove no dia 16 de novembro, pelas 15:00, uma visita aos clautros da cidade.
A visita guiada a espaços arquitetónicos intimamente ligados à construção religiosa, dá a conhecer as suas origens.
A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitetónicas desaparecidas, constatando-se que a sua construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos.
PUBLICIDADE
A aplicação dos recursos financeiros do reino na reconquista do território, bem como a grande maioria das ordens religiosas serem maioritariamente constituídas por monges cavaleiros, poderão ser fatores para que estas estruturas arquitetónicas sejam de construção tardia face à sua origem.
Só com a estabilidade política e com a reforma da generalidade das ordens religiosas que passam então a dedicar-se a funções mais espirituais, todos estes espaços passam também a desempenhar funções de maior relevância ascética.
O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam alguns destes claustros, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de espiritualidade e meditação que contribuem para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento.
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE