Coimbra

Câmara garante funcionamento da Escola de Casconha no CAIC e relança concurso para novo Centro Escolar em Cernache

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-07-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta protocolo de cooperação com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus para a disponibilização das instalações do antigo Colégio da Imaculada Conceição (CAIC) para lá funcionar no próximo ano letivo a Escola Básica (EB) de Casconha, à semelhança dos últimos anos. Recorde-se que a autarquia está a preparar a construção de um novo Centro Escolar em Cernache, para o qual já foi adquirido o terreno, tendo o executivo municipal de deliberar a abertura de um novo procedimento para a sua construção, depois do primeiro ter ficado deserto.

Enquanto decorrem os procedimentos para a construção do novo Centro Escolar em Cernache, num terreno que a Câmara adquiriu nesta freguesia, a EB de Casconha vai voltar a funcionar nas instalações do antigo CAIC, no próximo ano letivo. Desta forma, a CM Coimbra garante boas condições estruturais e técnico-pedagógicas, tendo subjacente o superior interesse das crianças.

Para o efeito o executivo municipal vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, um protocolo de cooperação, a celebrar com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

PUBLICIDADE

O protocolo prevê a disponibilização de cinco salas de aula para o desenvolvimento das atividades letivas e de enriquecimento curricular, um espaço de refeitório e a copa, instalações sanitárias e um espaço exterior de recreio. Em contrapartida, a CM Coimbra vai atribuir uma comparticipação financeira, de 61.500 euros à Província Portuguesa da Companhia de Jesus pelo acolhimento dos alunos da EB de Casconha nas suas instalações.

Esta é uma solução provisória, enquanto a CM Coimbra trabalha nos procedimentos de contratação pública com vista à construção do novo Centro Escolar de Cernache. Nesse sentido, a autarquia já adquiriu um terreno em Cernache, entre as ruas Mesura e de São João, com mais de 4000 m2.

Todavia, depois do primeiro concurso público para a construção do novo Centro Escolar ter ficado deserto, o executivo municipal vai analisar e votar a abertura de um novo concurso público para a construção deste novo equipamento escolar, no qual a autarquia prevê agora investir cerca de 2,5 milhões de euros.

O objetivo da CM Coimbra é requalificar o edifício existente e construir um novo a nascente no terreno contíguo, agora adquirido, para que se crie um novo Centro Escolar que dê resposta às necessidades dos fregueses de Cernache.

Para isso, as novas instalações vão ter seis salas de aula destinadas ao ensino básico, duas ao pré-escolar, um espaço para biblioteca, refeitório e sala polivalente e, no exterior, um campo de jogos e recreios descoberto e coberto. Em todos os espaços de ensino, salas, biblioteca, refeitório e átrio serão previstas portas, paredes e teto de absorção acústica. Os materiais de revestimento de pavimentos serão confortáveis, laváveis, resistentes ao impacto e desgaste e com boa aderência. Em espaços com utilização frequente de água (instalações sanitárias, vestiário e cozinhas) o pavimento é antiderrapante.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE