Cidade
Câmara e sete instituições promovem inserção de habitantes do Bolão
A Câmara de Coimbra acordou com sete instituições a “constituição de uma parceria, para agir com base na cooperação interinstitucional, tendo em vista a inserção social dos agregados residentes no Centro de Estágio Habitacional (CEH)”, naquela cidade.
Os centros de Formação e Inovação Tecnológica (Inovinter), de Assistência Paroquial de Santa Cruz e Distrital de Coimbra/Instituto de Segurança Social, os agrupamentos de escolas Coimbra Centro e Rainha Santa Isabel, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra e o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego são as entidades envolvidas no acordo, formalizado na sexta-feira.
O CEH é “um equipamento municipal, composto por onze habitações e um centro de apoio social, onde atualmente residem nove famílias com “diferentes características, dinâmicas familiares e sociais” e que abrangem diversas faixas etárias, desde bebés, crianças e adolescentes, a jovens adultos e adultos em idade ativa.
“Os agregados que vieram a ser, ao longo do tempo, realojados” no CEH viviam em “alojamento precário, nomeadamente em “barracas”, “carrinhas” ou “partes de edificado” e partilhando a situação de pobreza e exclusão social persistente”.
Trata-se, em regra, de pessoas com “fracas competências ao nível do ter, ser, estar, fazer e saber” e que exigem “uma intervenção integrada, envolvendo diversas entidades, para que funcione como canal privilegiado de comunicação entre os vários intervenientes no processo de inserção social”, sublinha, numa nota, a Câmara de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE