Câmara deseja que nova maternidade nasça nos Covões
Há estudos e mais estudos para que a nova maternidade que resultar da fusão das maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto seja construída no centro da cidade, nos antigos HUC (Celas), mas Manuel Machado prefere a margem esquerda da cidade e sustenta que a nova unidade deve ser instalada no Hospital dos Covões.
O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra afirmou hoje na reunião do executivo municipal que a área de Celas não tem espaço para acolher a nova infraestrutura, sobretudo por causa do trânsito e estacionamento.
Manuel Machado garante que ficará mais barato reconstruir nos Covões do que construir em Celas.
O orçamento disponível para a unificação das duas maternidades rondas os 4, 5 milhões de euros.
Durante a última campanha eleitoral Manuel Machado já tinha defendido que a maternidade de Coimbra devia ir para o Hospital dos Covões.
“Há espaço disponível e todas as especialidades médicas e cirúrgicas complementares”, afirmou.
“O Governo está a pensar juntar a Maternidade Daniel de Matos e o Instituto Maternal num mesmo organismo”.“Nesse caso, faz todo o sentido que a nova maternidade seja instalada no perímetro do Hospital dos Covões, onde há espaço disponível e funcionam unidades de todas as especialidades médicas e cirúrgicas complementares aos cuidados neonatais”, frisou Manuel Machado.
Segundo o autarca, esta posição já foi comunicada ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Notícia em desenvolvimento
Related Images:
PUBLICIDADE