Região
Câmara de Penela coloca barreira de proteção junto ao talude do IC3
Os serviços municipais de Penela estão a colocar “big bags com areia” junto ao talude do IC3 que caiu na noite de sexta-feira, 3 de novembro, e que provocou estragos avultados numa habitação. Objetivo é evitar mais danos no edifício.
De acordo com o presidente da câmara, Eduardo dos Santos, a operação irá durar algum tempo, pois o espaço exíguo existente nas traseiras do edifício junto ao talude não permitem a utilização de maquinaria pesada naquela zona.
A solução foi utilizar uma máquina de média dimensão que já está a transportar esta estrutura para a zona onde ocorreu a derrocada na última noite. “Havendo o risco de cair mais pedras, esta foi a solução concertada com o Itecons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade) para proteger o prédio”, disse o autarca.
Sobre o impacto que a pedra de grandes dimensões teve no edifício, o autarca referiu que apenas causou danos no quarto do apartamento situado no rés-do-chão. “Não causou danos na infraestrutura do prédio e estão garantidas as condições de habitabilidade”, disse Eduardo dos Santos.
Recorde-se que a derrocada do talude provocou danos numa das divisões de um apartamento situado junto ao Centro de Saúde local. “O IC3 dista poucos metros”, afirmou, na altura, a presidente da junta de São Miguel, Sta. Eufémia e Rabaçal, Maria Marmé.
Related Images:
PUBLICIDADE