A Câmara Municipal e as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho de Montemor-o-Velho assinaram 11 Acordos de Execução, que somam um investimento de 150 mil euros.
No entanto, no decorrer das assinaturas dos acordos, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, alertou: “Há uma série de pressupostos que têm de ser cumpridos para haver a transferência de verbas”. O autarca montemorense, referia-se, a título de exemplo, “à entrega de relatórios quadrimestrais”, e reforçou: “é preciso ter atenção que existe uma legislação específica que institui regras muitos claras”.
Avisos à parte, Emílio Torrão sublinhou que “a ação dos presidentes de junta, devido à sua maior proximidade às populações, merece ser enaltecida e reconhecida e, neste sentido, estes acordos vão mais longe do que que os protocolos de descentralização de competências”. “Os acordos feitos, de modo a permitir a execução das tarefas delegadas, pressupõe também, por parte do município montemorense, a disponibilização de recursos financeiros e humanos e estamos a reunir esforços para que tal seja feito, de forma a dar resposta às necessidades das populações com a maior rapidez possível”, reiterou.
PUBLICIDADE
A gestão e manutenção de espaços verdes, a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros são algumas das ações delegadas. Recorde-se que o novo Regime Jurídico das Autarquias Locais, inserido no Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, introduziu uma nova figura que se consubstancia na delegação legal de competências das Câmaras Municipais nas Juntas de Freguesia, plasmada no artigo 132º.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.