Cidade
Câmara de Coimbra quer comprar mais 14 autocarros 100% elétricos para os SMTUC
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a abertura de um concurso público para a aquisição de 14 autocarros 100% elétricos para reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), com um preço base de 4,7 milhões de euros. Recorde-se que a CM Coimbra adquiriu recentemente 10 autocarros 100% elétricos, que foram apresentados no passado dia 20 de junho e já estão a percorrer as ruas da cidade.
A CMC, através dos SMTUC, promoveu mais uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a aquisição de mais autocarros 100% elétricos, uma oportunidade criada com o aviso para a apresentação de candidaturas para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.
O concurso prevê a aquisição de cinco autocarros elétricos ‘standard’ e nove miniautocarros elétricos, bem como os respetivos carregadores de baterias.
Note-se que o objetivo da autarquia é, pois, renovar a frota com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, assim, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.
Estas viaturas vão servir também para reativar o serviço da Ecovia, informou o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, a 20 de junho, na apresentação dos 10 primeiros autocarros 100% elétricos que já percorrem as ruas de Coimbra. Na ocasião, o autarca salientou que o serviço da Ecovia “vai tirar carros da cidade e tornar a vida – quer de quem entra, quer de quem cá mora – melhor, mais saudável, mais económica e com maior capacidade de circular a pé ou nos transportes”, sobretudo quando se tratam de “veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.
Manuel Machado recordou que a Ecovia foi por ele lançada nos anos 90 e “talvez por ter sido um projeto demasiado avançado para o seu tempo, não colheu à época junto das pessoas a adesão que se esperava. Ter razão antes do tempo é, por vezes, quase a mesma coisa que estar enganado”, evidenciou o autarca, salientando que hoje a “sociedade é outra”, “o espírito da cidade é outro”, “a consciência ambiental é outra”, a “relação das pessoas com a cidade é melhor, muito diferente da que era”, pois “há um apreço, uma estima pelos espaços sem carros que antes não existia”, concluiu.
Recorde-se que nos últimos cinco anos a CM Coimbra adquiriu mais de 40 autocarros (sendo 2 híbridos e 10 elétricos), num investimento de cerca de 9 milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes que é um encargo superior a 9 milhões de euros anuais.
Related Images:
PUBLICIDADE