Coimbra
Câmara de Coimbra encerra todos os equipamentos municipais
A Câmara de Coimbra encerrou todos os equipamentos municipais, cancelou os eventos públicos promovidos pelo município, suspendeu feiras e reforçou a desinfeção das viaturas dos serviços de transportes urbanos, até 03 de abril, devido ao Covid- 19.
Atendendo a que se torna “necessário tomar medidas extraordinárias complementares para minimizar os efeitos da propagação” do surto epidémico de coronavírus, a autarquia cancelou “todos os eventos públicos” promovidos pela Câmara, como atividades culturais, desportivas e recreativas, espetáculos e atividades para grupos escolares, entre outras.
PUBLICIDADE
Equipamentos como a Casa da Cultura ou o Convento São Francisco, as piscinas municipais e o Pavilhão Multidesportos, o Estádio de Taveiro e a pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra ou o campo de futebol da Arregaça, por exemplo, ficam, assim, encerrados até 03 de abril, de acordo com o despacho do presidente da Câmara, Manuel Machado, emitido na quarta-feira.
Outra das medidas adotada pela Câmara é a suspensão da realização de certames “cuja abrangência não seja estritamente de cariz local”, como as feiras de Artesanato Urbano, de Velharias, de Sábado (no Bairro Norton de Matos), e dos 7 e dos 23.
O Mercado Municipal D. Pedro V mantém-se, no entanto, “por enquanto”, em funcionamento, mas com reforço das “ações de contingência e a sua divulgação já em curso”, refere o mesmo despacho.
É igualmente mantido o acesso “aos locais de atendimento geral ao público da Câmara e dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra), reforçando a promoção da preferência por canais de atendimento não presencial, como sejam os Serviços Online, o telefone e/ou o correio eletrónico”.
O “reforço da limpeza e desinfeção das viaturas dos SMTUC, instalação de doseador com solução desinfetante dentro dos autocarros e sensibilização para a aquisição atempada dos bilhetes evitando a sua compra a bordo”, é outra das medidas adotadas pela Câmara de Coimbra.
Relativamente às escolas, “será cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com os agrupamentos escolares”, sublinha o despacho.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019, como pandemia.
O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.
Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.
Em todo o mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 124 mil pessoas e provocou mais de 4.500 mortos.
Related Images:
PUBLICIDADE