Coimbra

Câmara de Cantanhede reuniu na Filarmónica de Covões

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-06-2018

Dezenas de pessoas assistiram à reunião da Câmara Municipal de Cantanhede realizada ontem, 5 de junho, na sede da Filarmónica de Covões.

 

A iniciativa insere-se no programa lançado pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, “para aproximar a instituição daqueles que são os beneficiários da sua atividade. Trata-se um gesto iminentemente simbólico, mas que julgamos fazer todo o sentido, pois acreditamos que deste modo estamos a estimular as pessoas a acompanharem mais de perto a ação do Município em todas as vertentes”.

Para Helena Teodósio,” é importante que as pessoas tenham um contacto direto com as reuniões do executivo, é importante que conheçam os procedimentos inerentes às deliberações camarárias e o debate que elas suscitam, na medida em que assim ficam mais conscientes dos condicionalismos e das implicações das decisões políticas”.

PUBLICIDADE

A autarca adianta que “a realização de reuniões camarárias fora do contexto dos Paços do Concelho é uma experiência para repetir em todas as freguesias ao longo deste mandato, tanto quanto possível por ocasião de algum evento ou acontecimento importante, como acontece aqui em Covões, na altura em que celebram os 150 anos da Sociedade Filarmónica”.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, “ao reunir aqui na sede da instituição, o executivo camarário pretende assinalar a efeméride, o que aliás reforça o alcance da aprovação, por unanimidade, do subsídio atribuído hoje, cujo valor é idêntico aos concedidos a entidades congéneres em comemorações centenárias”.

Ainda relativamente à União de Freguesias de Covões e Camarneira, Helena Teodósio deu a conhecer ao executivo camarário o teor de um parecer da Assembleia de Freguesia a pronunciar-se negativamente sobre a alteração dos limites territoriais no extremo norte da freguesia, nomeadamente contra a passagem dos lugares de Quinta D’Além e Penedos para a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O documento refere que o assunto já foi debatido em outras ocasiões pela Assembleia da Freguesia, sempre com posição negativa, pois trata-se de uma questão delicada devido ao facto de implicar não apenas uma alteração aos limites do território da União de Freguesias de Covões e Camarneira, mas também do Concelho de Cantanhede e do Distrito de Coimbra, uma vez que a transferência dos dois lugares em causa para a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa implicaria a passagem para o Concelho de Oliveira do Bairro e o Distrito de Aveiro.

Dos 56 assuntos da agenda da reunião camarária realizada em Covões, merece destaque a ratificação do protocolo que envolve os municípios de Cantanhede, Vagos e Mira, tendo em vista a criação de uma rede de alojamento local baseada em imóveis com essa arquitetura tradicional, no âmbito do projeto Gândara TourSensations.

Outro protocolo ratificado é o que diz respeito ao envolvimento do município de Cantanhede na operacionalização na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável e Promoção da Atividade Física.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE