
“Este reforço do serviço de internet gratuita proporcionado pela autarquia concorre para a redução da exclusão digital e para o aumento do acesso aos serviços públicos ‘online’, facilitando e melhorando a qualidade de vida dos arganilenses e dos que visitam o concelho”, refere em comunicado a Câmara Municipal, liderada por Luís Paulo Costa.
Na vila de Arganil, no interior do distrito, a rede ‘wi-fi’ está disponível na Fonte de Amandos, Rua Oliveira Matos, Largo Ribeiro de Campos, Largo do Cruzeiro e Avenida das Forças Armadas, junto à Biblioteca Municipal, Finanças, Espaço do Cidadão e Segurança Social.
“Em breve, o serviço estará também ativo na Praça Simões Dias”, segundo a nota.
PUBLICIDADE
Em Côja, que foi sede de concelho até ao século XIX, os pontos de acesso são a praça Alberto do Vale, o Parque Verde do Prado e o Largo da Feira, junto ao edifício da União das Freguesias de Côja e Barril do Alva.
“Estar ligado à internet é agora ainda mais fácil, cómodo e acessível, com os oito novos pontos de acesso ‘wi-fi’ instalados pelo município de Arganil no espaço público […]. O serviço pode ser utilizado livremente e sem custos por qualquer cidadão com um dispositivo de acesso compatível”, salienta a autarquia.
A instalação desta rede resulta de uma candidatura no valor de 15 mil euros ao programa WiFi4EU, da Comissão Europeia, aprovada em dezembro de 2018, e de um investimento adicional de cinco mil euros do município.
“Esta iniciativa baseia-se num único sistema de autenticação (‘iniciar sessão uma vez’) para os utilizadores em toda a União Europeia”, explica o município.
O projeto, realça, “vem complementar o serviço de internet gratuito Arganil ‘wi-fi’ disponibilizado pelo município desde 2008, que tem vindo a ser alargado e melhorado desde então, proporcionando maior dinâmica e utilização dos equipamentos e espaços públicos pela população”.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.