Primeira Página

Câmara da Lousã espera inaugurar Teatro Municipal no verão

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 05-04-2024

A Câmara da Lousã espera inaugurar o Teatro Municipal no verão, depois de uma obra de mais de dois milhões de euros de requalificação do antigo cineteatro e que já sofreu vários adiamentos quanto à sua conclusão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Nós estamos a fazer tudo para inaugurar o Teatro Municipal no verão e em setembro o equipamento entrar em funcionamento pleno”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes (PS).

O autarca assumiu que gostaria de inaugurar o requalificado equipamento cultural no dia do município, a 24 de junho, mas escusou-se a dar certezas.

A empreitada de requalificação foi adjudicada em abril de 2020 à Socertima, por 1,98 milhões de euros (mais IVA), num prazo de execução de pouco mais de um ano, mas foi sendo adiada a sua conclusão, que já contou com várias datas previstas (maio de 2023 e final de 2023, nomeadamente).

Segundo Luís Antunes, a equipa para o Teatro Municipal já está definida, tendo sido necessário fazer “alguns recrutamentos cirúrgicos externos” e integrar alguns trabalhadores que já estavam na Câmara da Lousã (distrito de Coimbra).

O programador do espaço será João Aidos, responsável pela programação de vários equipamentos culturais e antigo diretor-geral das Artes, que “já está a trabalhar com a Câmara” na preparação do arranque do Teatro Municipal, informou.

Um dos objetivos, elencou Luís Antunes, será assegurar um trabalho de programação “em rede” para captação de alguns espetáculos e integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

João Aidos, gestor, programador e engenheiro projetista, já celebrou uma prestação de serviços por ajuste direto com o município da Lousã em junho de 2023, por 19.870 euros, com um prazo de execução de um ano, com o objetivo de assegurar a programação e gestão do futuro Teatro Municipal da Lousã.

Antigo diretor-geral das Artes, João Aidos é atualmente responsável pela programação do Teatro Municipal de Ourém.

Para além de Ourém, nos últimos dois anos, o programador tem celebrado prestações de serviços com vários municípios para a programação de equipamentos culturais (por abrir ou já a funcionar), como é o caso do município de Paredes, Alcanena, Marinha Grande, Vale de Cambra ou Santarém.

Segundo o regulamento que está agora em discussão pública, o futuro Teatro Municipal da Lousã vai contar com um auditório com 473 lugares, um bar, uma sala multifuncional, espaço de produção, área técnica e ainda um pátio para cinema ao ar livre com capacidade para 60 pessoas.

O regulamento determina as regras gerais de utilização, horário, condições para organização de eventos e política de acesso, preços, descontos e convites.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE