Coimbra
Câmara “corta” refeições dos Sapadores de Coimbra. Só baguetes ou bifanas ao jantar
Os Sapadores Bombeiros de Coimbra foram surpreendido com uma nota de serviço onde lhes é dito que, nalguns dias de novembro, a cozinha só iria funcionar até às 17:00.
PUBLICIDADE
Na informação, que consta de uma mensagem enviada à comunicação social pela Direção Regional de Coimbra do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), é referido que o “Corpo de Bombeiros Sapadores, que entrou às 9:00 ao serviço, não teria jantar”.
A medida decretada pelo chefe de pessoal, que se aplica nas noites de 1, 5, 6, 7 e 8 de novembro, implica que as refeições destes trabalhadores sejam “baguetes e bifanas”.
“Esta é uma situação inadmissível para quem apregoa o apoio aos Bombeiros Sapadores e às suas condições de trabalho”, refere a coordenadora Luísa Silva.
O STAL diz ainda que o pagamento do trabalho extraordinário não está “autorizado aos trabalhadores da cozinha por parte do Senhor Comandante”. “Ora, havendo falta de pessoal e falta de pagamento ao trabalho suplementar, não há trabalho”, frisam.
Perante esta informação, o sindicato apela à resolução do problema pois “os Bombeiros Sapadores de Coimbra não podem ficar sem jantar”.
“Bifanas não são refeição para quem tem de fazer turnos de 12 horas em prol do bem estar da população”, concluem.
Contactado pelo NDC, o vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Lopes, referiu que neste momento o serviço de bar conta com uma pessoa de baixa e duas pessoas de férias.
“A única pessoa que está de serviço tem indicações para deixar refeições prontas para os bombeiros que vão jantar às 19:00”, disse o vereador.
A situação deverá ficar regularizada na segunda-feira, 4 de novembro, altura em que vai assinar contrato de trabalho uma nova funcionária para apoio à cozinha.
Carlos Lopes afirmou ainda que a corporação dispõe de um serviço de bar que funciona 24 horas por dia.
Related Images:
PUBLICIDADE