Cidade
Câmara convida para Passeio Público de Coimbra
O lançamento de um novo circuito pedonal – “O Passeio Público de Coimbra – Do Cais das Ameias à Portagem” – é uma das propostas de programação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, efeméride que este ano é dedicada ao tema “Património Cultural e Turismo Sustentável” e se comemora na próxima terça-feira, 18 de abril.
PUBLICIDADE
O percurso do passeio pedonal integra uma referência ao Antigo Passeio Público de Coimbra, devidamente enquadrado na época, nas vivências sociais e no estilo arquitetónico, prevendo uma pequena apresentação no interior do “Hotel Astória”.
Neste dia, a cidade de Coimbra celebrará o património disponibilizando, ainda, uma outra visita guiada, sobre as “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”, uma iniciativa da “Rota das Tabernas” e possibilitará a entrada gratuita nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, bem como na Casa-Museu Miguel Torga.
A convite da Direção-Geral do Património Cultural, entidade coordenadora nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a CMC preparou as seguintes iniciativas, algumas delas sujeitas a inscrição prévia e dirigidas a um público diversificado.
18 de abril, terça-feira
Das 10h00 às 15h00 | Serviço Educativo Museu Municipal
“À descoberta do Museu Municipal”
Lançamento e dinamização de novos jogos infantis, criados a partir dos habituais jogos de descoberta, que darão a conhecer o conceito do Museu Municipal e a descobrir os vários Núcleos que o compõem (Coleção Telo de Morais – Edifício Chiado; Núcleo da Cidade Muralhada – Torre de Almedina; Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra – Torre de Anto).
Público-alvo: Infantil
Local: Museu Municipal de Coimbra | Edifício Chiado (Rua Ferreira Borges n.º85)
A iniciativa não carece de inscrição.
10h30 | Percurso pedonal
Lançamento do circuito temático “O Passeio Público de Coimbra – Do Cais das Ameias à Portagem”
Sinopse | A partir do séc. XVIII surge, nas cidades europeias, o conceito de Passeio Público, jardim que todos, e não só as classes mais elevadas, podiam frequentar, desfrutando destes espaços verdes, pequenos oásis dentro das cidades, onde se convivia, se via e se era visto.Em Coimbra, segundo uma planta da cidade de Isidoro Emílio Baptista, existia já, em 1845, o Jardim do Cais. É por esta altura que Coimbra rompe as malhas da cidade quinhentista e começa a expandir-se para outras zonas.
O percurso da visita integra uma referência ao Antigo Passeio Público de Coimbra, devidamente enquadrado na época, nas vivências sociais e no estilo arquitetónico, prevendo uma pequena apresentação no interior do “Hotel Astória”.
Público-alvo: Estudantes e público em geral
Local de encontro: Museu Municipal de Coimbra | Edifício Chiado (Rua Ferreira Borges, n.º85)
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias até 15 de abril (sábado) – Telef. 239840754
12h30 | Rota das Tabernas
Almoço no restaurante “Cova Funda” (O Espanhol)
No piso inferior (taberna), com acesso pelo Terreiro da Erva / Beco do Fanado, a ementa será composta por sopa à Lavrador, bacalhau com grão, fruto ou doce,vinho do lavrador e café, com um custo de 10 euros/pessoa.
A iniciativa está sujeita a uma lotação de 50 participantes, implicando inscrição prévia (obrigatória), através do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura).
15h00 | Visita guiada
“Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”
Itinerário: Largo de São Salvador (Repúblicas); Rua do Loureiro; Travessa da Matemática; Rua da Matemática (Salatinas / Repúblicas); Largo da Matemática; Rua do Loureiro; Rua de São Salvador (Salatinas / Repúblicas); Rua do Loureiro; Casa da Escrita; Torre de Anto – Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra.
Público-alvo: Público em geral
Local de encontro:Sé Nova(Largo da Sé Nova)
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias – Telef. 239702630 (Casa da Cultura) / 239857500 (Casa Aninhas)
Entradas gratuitas em equipamentos municipais:
– Núcleos do Museu Municipal de Coimbra: Edifício Chiado, das 10h00 às 18h00; Torre de Almedina e Torre de Anto, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
– Casa-Museu Miguel Torga, das 14h30 às 18h00 (Praceta Fernando Pessoa n.º3).
Com o conjunto de iniciativas que levará a cabo, a Câmara Municipal de Coimbra dará a conhecer aos munícipes a identidade cultural da cidade, em associação com as potencialidades turísticas do património local.
Related Images:
PUBLICIDADE