Coimbra

Café Oásis solicita reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 18-02-2024

O Executivo vai apreciar o reconhecimento do Café Oásis como estabelecimento de interesse histórico e cultural, na reunião de Câmara do dia 19 de fevereiro. O “Oásis” foi sempre, desde a sua fundação em 1951, palco de acontecimentos importantes para a história da academia de Coimbra, da cidade e do país, designadamente nas Crises Académicas de 62 e 69. A decisão será, depois, submetida a um período de consulta pública, de 20 dias, para que, por fim, seja elaborado o relatório final e aprovado o reconhecimento. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo a autarquia, o “Café Oásis foi criado em 1952 e é, atualmente, o segundo café mais antigo da cidade”. Um dos momentos mais marcantes da sua história aconteceu na Crise Académica de 69, como se descreve no depoimento, intitulado “Um café com história num bairro com história”, que consta no processo em reconhecimento em análise, de Carlos Santarém Andrade. 

O Café Oásis foi sempre palco de acontecimentos importantes para a história da Academia, da cidade e do país, ressaltando as Crises Académicas de 1962 e 1969. Após a mudança, em 1949, das instalações da AAC para o Palácio dos Grilos, na Rua da Ilha, os estudantes passaram, depois das suas atividades escolares e associativas, a conviver no Largo da Sé Velha e a frequentar o Café Oásis. Depois do 25 de Abril de 1974, recorda-se, a relação dos estudantes com o café manteve-se, embora, naturalmente, com menor intensidade do que nas décadas anteriores, por ter deixado de ser necessário encontrar lugares recatados para os convívios e reuniões políticas. 

Este estabelecimento preenche, assim, todos os requisitos que lhe permitem obter a denominação de “entidade de interesse histórico e cultural ou social local”, tais como, a título de exemplo, a longevidade, significado para a história local, função histórica, cultural e social, acervo próprio e existência como referência local, entre outros.

A decisão será, depois, submetida a um período de consulta pública, de 20 dias, para que, por fim, seja elaborado o relatório final e aprovado o reconhecimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE