Coimbra

Cães abandonados nas ruas de Coimbra exigem solução imediata

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-10-2022

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, alertou, esta segunda-feira, na reunião do executivo, para a necessidade urgente de “erradicar o flagelo dos cães abandonados” na cidade.

O autarca explicou que tem recebido “alguns relatos de quase acidente com cães de matilhas”, um problema que está “em agravamento progressivo”. Deu conta de que a autarquia pretende avançar com programas de captura, esterilização e devolução (CED) para cães, medida que, como disse, infelizmente não está prevista na legislação, que apenas a prevê para gatos.

“Já apresentámos candidatura de parques de matilhas ao PT2030, mas é uma solução a médio prazo, quando este problema exige que se comece imediatamente com uma resposta de resolução e prevenção, que passa necessariamente pela aplicação da estratégia CED em cães”, sublinhou.

PUBLICIDADE

Apela a que a portaria que proíbe o CED em cães seja alterada e adequada à realidade atual, de forma a poder resolver-se esse problema e a evitar “a proliferação de animais errantes e formação de matilhas”.

“Com esta intervenção, que aqui proferimos, queremos contribuir para colocar na ordem do dia esta questão, exigindo que seja autorizada, como medida de emergência, e a título provisório, a possibilidade de esterilização e devolução dos cães errantes quando os CRO se encontram cheios e não os podem recolher, o que teria um impacto muito positivo para se começar a avançar na erradicação do flagelo dos cães nas ruas que não cessa de se agravar”, sublinhou, considerando que só com esta medida é possível reduzir o número de cães nas ruas, bem como o possível risco de possíveis acidentes com estes animais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE