Desporto

Bustamante deu alegria aos Oliveirenses

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 18-08-2023

Que etapa! Que bonito final em plena “Sala de Visitas do Minho”. Fafe não fez por menos e proporcionou, depois da fantástica passagem pelo troço de terra batida da Casa do Penedo, um sprint longo e aplaudido por milhares de pessoas no centro empedrado da cidade onde venceu Adrián Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO)

Foi um trio hispânico que discutiu a chegada da oitava etapa. Bustamante superiorizou-se a Mikel Iturria e Luis Angel Maté, dois homens da equipa basca Euskaltel/Euskadi. A vitória do colombiano, muito festejada na formação de Oliveira de Azeméis, quase nada mexeu nas primeiras posições da Classificação Geral.

PUBLICIDADE

Dois segundos depois do trio chegou um primeiro grupo onde estava o Camisola Amarela Continente, Colin Stusssi (Team Vorarlberg) que manteve a liderança e António Carvalho (ABTF Betão/Feirense), o melhor português do dia. A única diferença que os resultados de Fafe proporcionaram entre os primeiros da Geral foi a aproximação de Luis Angel Maté, terceiro na etapa, a Artem Nych. O espanhol e o russo estão ambos a 28 segundos do comandante a faltarem duas etapas para o fim da Volta. Henrique Casimiro (Epafel) continua a ser o melhor português a 45 segundos do primeiro classificado.

À saída do nordeste transmontano, a expectativa já era muita para os quilómetros finais da etapa. Foi o dia mais curto da Volta. O pelotão saiu de Boticas às 13h40 para pedalar 146,7 quilómetros numa tirada considerada de transição por estar entre a Serra do Larouco e a chegada de amanhã a Mondim de Basto (Sr.ª da Graça).

Entre movimentações mais ou menos importantes destaca-se neste dia a passagem num percurso de quatro quilómetros e meio de terra batida habitualmente utilizado no rali de Portugal, o troço da Casa do Penedo, a 20 quilómetros da meta.

A utilização do “sterrato”, como é habitual designar-se além fronteiras, fez as delíciasde quem acompanhou os ciclistas no local e através das imagens fantásticas transmitidas pela RTP. A dureza do percurso, o esforço dos atletas e o pó, além do enquadramento natural da paisagem, foram partes de um cenário que provou a escolha acertada que foi a opção pelo troço da Casa do Penedo.

O vencedor da etapa, Adrian Bustamente, é teoricamente um trepador puro com predileção pela montanha como tantos colombianos. Até hoje o corredor de 25 anos da Kelly/Simoldes/UDO conquistou duas vitórias, curiosamente sempre ao sprint e em grupos reduzidos. Ambos os triunfos foram alcançados este ano, na quarta etapa da Volta ao Alentejo e nesta oitava tirada da Volta a Portugal Continente.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE