Coimbra

Buscas de desaparecidos continuam e destroço da embarcação deu à costa

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 27-10-2013

 Um destroço com dimensões significativas da embarcação “Jesus dos Navegantes”, naufragada na sexta-feira, próximo da Figueira da Foz, deu à costa hoje, pelas 15:00, disse fonte da capitania do porto daquela cidade.

O destroço, com cerca de cinco metros de comprimento e mais de um metro de largura, fazia parte da quilha da “Jesus dos Navegantes”, embarcação com 15 metros de comprimento, registada na Póvoa do Varzim.

PUBLICIDADE

publicidade

O facto de a maré estar a subir terá contribuído para que aquela parte do barco tenha dado à costa, admitiu a mesma fonte.

As buscas para encontrar dois pescadores desaparecidos na sequência do naufrágio foram retomadas ao início da manhã de hoje e vão prolongar-se até ao final do dia, disse aos jornalistas o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado.

A operação, que hoje está a ser desenvolvida com o mesmo dispositivo adotado no sábado – um salva-vidas da Marinha (Instituto de Socorros a Náufragos), um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e a corveta Baptista de Almeida, além de meios terrestres –, deverá ser interrompida pelas 17:30, pouco antes do pôr-do-sol e hora em que deverá registar-se a maior subida da maré, condições pouco propícias aos trabalhos, adiantou aquele responsável.

A embarcação “Jesus dos Navegantes” naufragou na sexta-feira, ao fim da tarde, à saída da barra da Figueira da Foz, tendo sido resgatados com vida cinco tripulantes.

Um dos cinco pescadores resgatados com vida morreu no sábado, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, enquanto os outros quatro tiveram alta médica na sexta-feira, depois de assistidos no hospital da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

publicidade

O corpo de um dos três desaparecidos no naufrágio foi localizado e recuperado pelo helicóptero da Força Aérea no sábado.

A embarcação está próxima do local onde naufragou, a sul da saída da barra, a cerca de 11 metros de profundidade.

Durante a manhã de hoje, especialistas da Marinha mergulharam na zona onde está o casco da embarcação, onde encontraram um colete salva-vidas, um par de sapatilhas de um dos náufragos e redes, entre outros destroços, adiantou o comandante do porto da Figueira da Foz.

No sábado, foram encontradas a oeste do Cabo Mondego (a norte da zona do naufrágio), o “casario da embarcação” (parte de cima), extintores, sacos de roupa e sacos de comida, entre outros destroços.

A operação está a ser apoiada em terra por meios da Polícia Marítima, dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE