Empresas

Burger King e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país 

Notícias de Coimbra | 28 minutos atrás em 15-12-2024

 No âmbito da sua aposta na mobilidade sustentável, o Burger King Portugal está a implementar um plano de introdução de Pontos de Carregamento (PC) de automóveis elétricos. A EDP foi escolhida para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos em 90 restaurantes da marca.

PUBLICIDADE

publicidade

A parceria entre a EDP Comercial e o Burger King Portugal já garantiu cerca de 118 mil sessões de carregamento de veículos elétricos, que permitiram percorrer mais de 20 milhões de quilómetros apenas com o uso de eletricidade, evitando a emissão de cerca de 2.700 toneladas de CO2.

PUBLICIDADE

Os equipamentos de carregamento rápido, que correspondem a mais de 90% dos pontos instalados nos restaurantes Burger King, têm uma potência máxima de 90kW ou 120kW, consoante o restaurante e equipamento instalado. Esta última potência permite carregar a energia necessária para percorrer mais 100 quilómetros em menos de dez minutos.

Estes equipamentos possibilitam o carregamento de até duas viaturas em simultâneo, fazem parte da rede de carregamento público MOBI.E e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). Desta forma, é oferecida maior conveniência e comodidade aos clientes Burger King Portugal, que podem carregar o seu veículo elétrico enquanto estão no restaurante. Na app da EDP (EDP Charge), e em outras aplicações, é possível verificar a localização e estado de disponibilidade dos carregadores, a fim de facilitar a utilização.

“Para o Burger King Portugal, este acordo representa mais um importante passo em frente no nosso compromisso com a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono dos nossos restaurantes, que são o coração do nosso negócio. Estamos particularmente satisfeitos por podermos utilizar a nossa vasta rede de restaurantes para contribuir para a mobilidade sustentável em Portugal, juntamente com a EDP”,afirma Borja Hernández de Alba, diretor geral do Burger King® Portugal.

“Esta parceria com o Burger King Portugal representa mais um avanço significativo na nossa missão de promover a mobilidade elétrica em todo o país. Estamos a instalar pontos de carregamento rápido e acessível, alinhados com a nossa visão de tornar a mobilidade sustentável uma opção prática e conveniente para todos os condutores de veículos elétricos em Portugal. Acreditamos que cada ponto de carregamento instalado é um passo importante para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, e é com grande satisfação que contamos com o Burger King Portugal como parceiro neste percurso”, destaca Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.

A EDP foi pioneira no desenvolvimento da rede pública de carregamento em Portugal e é um dos principais intervenientes na mobilidade elétrica. A empresa conta já com mais 3.400 pontos de carregamento contratados, com opções disponíveis em todos os distritos do país. Desde que a EDP começou a investir no desenvolvimento da mobilidade elétrica no país, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de sessões de carregamento nos pontos da empresa ligados à rede pública. Estes carregamentos permitiram percorrer mais de 260 milhões de quilómetros apenas com recurso à eletricidade e evitaram mais de 30 mil toneladas de CO2

Além da introdução de pontos de carregamento para veículos elétricos, o Burger King iniciou, em 2023, um plano de eletrificação da sua frota de motos utilizadas no serviço de Home Delivery, com o objetivo de a tornar 100% elétrica e, desta forma, reduzir o seu impacto ambiental. Com esta medida irá poupar 54 toneladas de CO2 durante a vida útil de cada veículo, totalizando 450 toneladas para as 120 motas, o que equivale a plantar cerca de 2600 árvores.

Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade, que procura contribuir para a redução da pegada ambiental da sua atividade, investindo nas pessoas e comunidades em que opera, o grupo está, também, empenhado em construir restaurantes cada vez mais sustentáveis. Desde 2019, promove o formato Free Standing nos restaurantes recém-inaugurados, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, desde as técnicas e materiais sustentáveis utilizados na construção dos edifícios, ao tipo de iluminação utilizada ou à gestão responsável da água e dos resíduos gerados na sua atividade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE