Vamos

Buracas do Casmilo: uma atração secreta bem escondida no Maciço de Sicó

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 12-01-2025

Existem diversos pontos de interesse que nos fazem viajar para sítios distantes de Portuga. Um exemplo disso mesmo são as Buracas do Casmilo, um dos locais mais surpreendentes e cheios de magia que o país esconde. 

PUBLICIDADE

publicidade

Esta atração singular está presente no concelho de Condeixa-a-Nova, numa zona onde não há impacto da ação humana na Natureza. São abrigos rochosos, dispostos no Vale dos Covões, na localidade do Casmilo. Por isso, há quem lhe chame vale das Buracas de Casmilo. Elas estão situadas em plena serra de Sicó. Nesta região, podemos encontrar uma beleza selvagem. Portanto, o cenário local é simplesmente arrebatador. Este lugar insólito apresenta-nos a maior concentração de buracas do nosso país. 

PUBLICIDADE

Foi dado o nome Buracas do Casmilo a uma forma de relevo calcário (umas rochas especiais) presentes num vale junto à aldeia de Casmilo. As buracas aqui apresentadas consistem em pequenas grutas que se desenvolveram horizontalmente. Nestas pequenas grutas, podemos encontrar entradas que podem atingir os 10 metros. 

As Buracas do Casmilo consistem num fenómeno espeleológico explicado pelo abatimento da parte central de uma conduta. As designadas “buracas” formaram-se por um processo de incasão. 

Esse processo consistiu num abatimento da parte central de uma conduta, sendo que apenas permaneceram visíveis as partes laterais extremas. Ora, as buracas revelam-se vestígios de uma sala (ou mais salas) de uma gruta presente no interior do monte. 

As buracas não são todas iguais. Têm diferentes dimensões e formas distintas. Elas podem apresentar-se de forma elíptica ou circular. Neste vale fascinante, podemos encontrar buracas menores, que podem apresentar cerca de 2 a 3 metros de largura e 1 a 2 metros de profundidade, mas também buracas de maiores dimensões. Estas podem apresentar mais de 10 m de diâmetro e 5 a 7 m de profundidade.

Segundo os especialistas nesta matéria, as formações calcárias reveladas neste local foram desenvolvidas em épocas em que o clima se apresentava bem mais frio do que o que atualmente se vive. Os pastores protegiam os seus rebanhos de cabras e ovelhas e abrigavam-nas nestas zonas.

Este lugar único em Portugal está envolto em grande misticismo. Muitas histórias são contadas sobre este local fantástico. Segundo reza a lenda, muito ouro mouro foi enterrado no vale das Buracas de Casmilo. 

Esse ouro era proveniente do Castelo de Soure, que se encontra por perto. O momento terá acontecido num contexto em que os sarracenos fugiam das investidas cristãs vindas do Norte e tiveram de fugir para Sul. 

Provavelmente, esse ouro abundante ainda se encontra lá, à espera de alguém que tenha a sorte de o encontrar. Não se sabe se essa é uma das razões para esta atração captar tantas pessoas a este lugar. Certo é que as Buracas de Casmilo tem tesouros escondidos de Portugal.

O vale das Buracas de Casmilo atrai muitas pessoas que adoram tirar fotografias para apresentar locais formidáveis nas redes sociais. Este espaço revela-se um lugar que a juventude rotula como instagramável e apresenta uma beleza incomum.

Toda a zona envolvente das Buracas do Casmilo apresenta uma beleza singular. Por isso, entendem-se facilmente as razões do sucesso desta atração. 

O vale é muito popular, sendo uma atração muito procurada por quem gosta de realizar atividades ao ar livre. Este local é muito procurado por quem gosta de fazer escalada, montanhismo, rapel ou caminhadas e educação ambiental, entre outras atividades do género.

As Buracas tornaram-se num ex-libris da região Centro. Qualquer visitante que se confronte com as Buracas, ladeadas pelo monte da Senhora do Círculo e pela Serra de Janeanes, fica impressionado pela sua imponência incomum. A sua aparência faz com que nos deixemos levar pela imaginação. Parecem bocas preparadas para nos engolir…

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE