Coimbra
BTL: Turismo do Centro estoira 200 000€. Metade foi para stand que vai para o lixo
| INVESTIGAÇÃO NDC |
Notícias de Coimbra teve acesso a documentos que demonstram que a entidade liderada por Pedro Machado “investiu” mais de 200 000 Euros na BTL – Feira Internacional do Turismo.
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O stand da Turismo Centro de Portugal (TCP), “em regime de aluguer de estrutura, montagem, assistência técnica e desmontagem”, ficou em 74 980.00 Euros + 23% de IVA, valor idêntico ao que tinha custado o tãos elogiados stand de 2015, que pelos vistos não serve de uma feira para a outra.
A prestação de serviços “para projeções multimédias imersivas sob a estrutura criada, o conhecido espectáculo de video mapping” foi contratado por 45 000.00 Euros + 23% de IVA.
No stand de cartão foi apresentado o Mapa Regional, elaborado pela Ivity Brand Corp, mas Notícias de Coimbra ainda não conseguiu descobrir quanto custou o desdobrável.
Tendo em conta os 12 000 Euros que a TC lhe pagou pela “Prestação de serviços especializados para: Consultoria em comunicação e imagem da marca Turismo Centro de Portugal e Desenvolvimento e arte finalização de um outdoor institucional” não deve ter ficado barato, mas permitiu que o CEO da empresa estivesse na apresentação e batesse palmas ao lado de Pedro Machado.
O mentor da Ivity é Carlos Coelho, que ficou famoso na nossa região centro depois de, através da Brandia, que então liderava, ter sido um dos maiores fornecedoras da ADTRC (Euro 2004) que fez correr muita tinta por causa de situações que nunca foram totalmente esclarecidas.
A impressão e fornecimento de 10.000 exemplares do folheto “short breaks” rondou os 7 000 Euros, valor a que deve ser acrescentado IVA à taxa de 23%.
Já o design, paginação e impressão de 50.000 exemplares da Brochura Genérica foi adjudicado por mais de 23 000 Euros + 23% de IVA
A estes valores deve ser acrescentado o o que foi gasto em publicidade, nomeadamente no diário As Beiras e Diário de Coimbra, a quem a TCP também pagou a estadia para 9 “enviados especiais” a Lisboa.
Recordamos que em 2015 a conta de alojamento no VIP Arts dos convidados e colaboradores de Pedro Machado rondou os 10 000 Euros.
Em nota de imprensa enviada a NDC antes da inauguração da BTL, a entidade dirigida por Pedro Machado referia que o stand “construído com recurso a quadrados de cartão, expõe uma topografia que comunica a diversidade do território regional”, mas não revelava o valor do investimento, que só agora foi conhecido.
A TCP destacava ainda a projeção vídeo mapping no interior do stand (nas cúpulas do teto), produção que acabou por dar alguma vida ao pavilhão que nos intervalos era o mais sombrio da feira, mas também se esqueceu de revelar os custos.
O mesmo comunicado referia que o “espectáculo era “acompanhado de difusão de aromas cujas fragrâncias são adaptadas às vídeo paisagens exibidas, mas o nosso repórter apenas sentiu o cheiro da chanfana, enguias e outros produtos endógenos que os autarca de Coimbra levaram e saborearam entre si.
Apesar de uma boa parte dos autarcas presentes não ter gostado do stand da TCP BTL, a entidade emitiu um comunicado onde diz que a “indústria do sorriso dá nota positiva à Turismo Centro de Portugal”.
A análise de satisfação foi obtida através da colocação de um terminal Smiley (HappyOrNot) junto ao stand da TCP, durante os 5 dias do certame,acrescentou a organição liderada por Pedro Machado.
A TCP afiança que a facilidade de utilização do equipamento garante respostas espontâneas e intuitivas. Nós acrescentamos que a máquina devia permitir tudo, uma vez que há sempre alguém que se ri disto tudo.
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