Se quer surpreender a sua cara metade na noite do Dia dos Namorados, é obrigatório brindar com um espumante da Bairrada durante ou após a refeição dessa data.
Para o ajudar na escolha, o Notícias de Coimbra socorreu-se da garrafeira online Bairrada Wines para eleger 5 espumantes desta região vitivinícola com preços até 10 euros.
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Marques-de-Marialva-Blanc-de-Blancs-Bruto.jpg)
Começamos pelo Marquês de Marialva Blanc de Blancs Bruto. Deve ser consumido com iguarias à base de peixe, carnes brancas grelhadas e sobremesas.
Com um teor alcóolico de 12,5%, este espumante da Adega Cooperativa de Cantanhede tem bical e arinto como castas de produção e uma maturação mínima de 9 meses em cave e 1 mês após dégorgement.
Servir a uma temperatura de 8º.
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Sao-Joao-Reserva-Bruto-2017.jpg)
Das Caves de São João, em Avelãs de Caminho (Anadia) encontramos um Espumante Reserva Bruto de 2017.
Tem uma cor amarela citrina e um aroma intenso, com notas tostas ligeiras, cítricas, e de flores secas e vegetal seco.
Possui um ataque fresco, boa estrutura e balanceamento, e a sua acidez confere-lhe uma belíssima persistência gustativa, complementada pelos notáveis aromas de boca.
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Quinta-das-Bageiras-Bruto-2019.jpg)
Em Sangalhos, concelho de Anadia, a Quinta das Bágeiras apresenta um espumante Bruto 2019. A ficha técnica refere que se trata de “um espumante método tradicional, fermentado em garrafa, com a remuage feita à mão em pupitres de madeira”.
“Sendo um bruto natural, não tem qualquer adição de açúcar no licor de expedição”, referem os responsáveis. Maria-Gomes, Bical e Cercial são as castas deste espumante com um teor alcóolico de 12,5%.
O vinho base é espumantizado e, no caso do Reserva, estagia 12 meses em cave antes do degorgement.
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/RS-Rose-Bruto.jpg)
Os amantes do rosé podem beber um RS Rosé Bruto 2021 da empresa J. Rama, Lda, com sede na Mealhada. Trata-se de uma produção restrita de mais de 7.000 garrafas feita em “bica aberta” e fermentação em inox com temperatura controlada.
A espumantização é feita pelo método clássico com segunda fermentação a ser feita em garrafa. É um espumante límpido de cor rosa vivo com tons salmonados de bolha fina e persistente com boa formação de cordão.
O seu aroma frutado fresco e notas de morango/cereja está bem integrado com aromas complexos do estágio em garrafa.
![](https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Quinta-do-Poco-do-Lobo-Tinto.jpg)
Produzido na Pocariça, concelho de Cantanhede, encontramos o Quinta do Poço do Lobo Tinto Bruto 2021 de cor rubi.
Com um aroma intenso, notas dominantes de frutos negros do bosque, notas balsâmicas e anisadas, esta proposta apresenta nuances vegetais e apimentadas características da casta Cabernet Sauvignon.
É um espumante feito à base das castas Baga, Touriga-Nacional e Cabernet Sauvignon e que é aconselhado para beber com peixes gordos, carnes vermelhas grelhadas ou assadas, bem como outras carnes bem condimentadas.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE