Primeira Página

“Brinde ao amor” com estes 5 espumantes da Bairrada

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 07-02-2025

Imagem: Depositphotos

Se quer surpreender a sua cara metade na noite do Dia dos Namorados, é obrigatório brindar com um espumante da Bairrada durante ou após a refeição dessa data.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Para o ajudar na escolha, o Notícias de Coimbra socorreu-se da garrafeira online Bairrada Wines para eleger 5 espumantes desta região vitivinícola com preços até 10 euros.

Começamos pelo Marquês de Marialva Blanc de Blancs Bruto. Deve ser consumido com iguarias à base de peixe, carnes brancas grelhadas e sobremesas.

Com um teor alcóolico de 12,5%, este espumante da Adega Cooperativa de Cantanhede tem bical e arinto como castas de produção e uma maturação mínima de 9 meses em cave e 1 mês após dégorgement.

Servir a uma temperatura de 8º.

Das Caves de São João, em Avelãs de Caminho (Anadia) encontramos um Espumante Reserva Bruto de 2017.

Tem uma cor amarela citrina e um aroma intenso, com notas tostas ligeiras, cítricas, e de flores secas e vegetal seco.

Possui um ataque fresco, boa estrutura e balanceamento, e a sua acidez confere-lhe uma belíssima persistência gustativa, complementada pelos notáveis aromas de boca.

Em Sangalhos, concelho de Anadia, a Quinta das Bágeiras apresenta um espumante Bruto 2019. A ficha técnica refere que se trata de “um espumante método tradicional, fermentado em garrafa, com a remuage feita à mão em pupitres de madeira”.

“Sendo um bruto natural, não tem qualquer adição de açúcar no licor de expedição”, referem os responsáveis. Maria-Gomes, Bical e Cercial são as castas deste espumante com um teor alcóolico de 12,5%.

O vinho base é espumantizado e, no caso do Reserva, estagia 12 meses em cave antes do degorgement.

Os amantes do rosé podem beber um RS Rosé Bruto 2021 da empresa J. Rama, Lda, com sede na Mealhada. Trata-se de uma produção restrita de mais de 7.000 garrafas feita em “bica aberta” e fermentação em inox com temperatura controlada.

A espumantização é feita pelo método clássico com segunda fermentação a ser feita em garrafa. É um espumante límpido de cor rosa vivo com tons salmonados de bolha fina e persistente com boa formação de cordão.

O seu aroma frutado fresco e notas de morango/cereja está bem integrado com aromas complexos do estágio em garrafa.

Produzido na Pocariça, concelho de Cantanhede, encontramos o Quinta do Poço do Lobo Tinto Bruto 2021 de cor rubi.

Com um aroma intenso, notas dominantes de frutos negros do bosque, notas balsâmicas e anisadas, esta proposta apresenta nuances vegetais e apimentadas características da casta Cabernet Sauvignon.

É um espumante feito à base das castas Baga, Touriga-Nacional e Cabernet Sauvignon e que é aconselhado para beber com peixes gordos, carnes vermelhas grelhadas ou assadas, bem como outras carnes bem condimentadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE