Coimbra
Bombeiros Voluntários de Coimbra exigem “tratamento de respeito” (com vídeos)
Foi um domingo de festa nos Bombeiros Voluntários de Coimbra que encerraram as comemorações do 133º aniversário com uma cerimónia emotiva e na qual marcaram presença diversas entidades. Entre distinções e homenagens, não faltaram as críticas, com a nova direção a pedir “mais respeito” pelo trabalho dos bombeiros e a garantir que vai “lutar por um comando profissional”.
Na presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC), João Vasco Ribeiro, exigiu “um tratamento de respeito e pagamentos a tempo e horas”.
“Deem-nos ferramentas para garantir a sustentabilidade financeira e criar sustentabilidade social e ambiental e nós iremos por aí. Tenho uma equipa animada e competente”, sublinhou. “Ajudem-nos, mas, por favor, não nos deem esmolas”, disse, afirmando que os bombeiros depositam “neste Governo a esperança que tudo faça para garantir a paz, de que iremos dar mais dignidade a quem sofre e iremos ser reconhecidos como instituição de referência a nível nacional”. “Olhem para os Bombeiros e não se lembrem apenas deles quando há grandes incêndios e grandes ocorrências”, apelou.
O presidente da direção afirmou ainda que pretende “alterar o paradigma da profissionalização” e que vai lutar para que o comando dos Bombeiros Voluntários de Coimbra seja um comando profissional . “Contem comigo para exigir e criar melhores condições aos bombeiros”, asseverou.
Num discurso emocionado, pautado pela gratidão e orgulho, o comandante Nelson Antunes deu conta de alguns projetos que têm vindo a ser implementados revelando que em breve vão iniciar-se “novas missões” no quartel da Avenida Fernão de Magalhães, como a Escola de Cadetes e o apoio à população numa vertente mais social.
Entre as diversas condecorações e homenagens, o comandante deu posse a Ricardo Domingos como segundo comandante, depositando no operacional toda a sua confiança.
Durante a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra revelou que o município está a estudar a implementação de uma “central única de socorro” e que, de forma a minimizar as dificuldades financeiras, as transferências da autarquia para as equipas de intervenção permanente vão passar a ser feitas mensalmente. “Um concelho que tem a felicidade de ter três extraordinários corpos de bombeiros tem de se sentir seguro”, disse José Manuel Silva, garantindo que “os bombeiros são uma das principais prioridades” do atual executivo.
“Não tenhamos ilusões: ao nível europeu ninguém bate a proteção civil a começar pelos bombeiros”, afirmou Isabel Oneto, na primeira cerimónia a que presidiu desde que assumiu funções, admitindo, no entanto, que “pode haver dificuldades financeiras”.
Na sessão solene, participaram também o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro, Nuno Pereira e Isolina Mesquita, presidente da Assembleia Geral da AHBVC.
Ainda durante a manhã, o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, procedeu à bênção de cinco viaturas dos Bombeiros. Houve também dois momentos musicais e confraternização com a presença das famílias.
Veja os principais momentos da cerimónias:
Veja os discursos da sessão solene
João Vasco Ribeiro, presidente da direção da AHBVC:
Nelson Antunes, comandante dos BVC:
Presidente da ANEPC, Duarte Costa:
Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva:
Secretária de Estado Isabel Oneto:
Related Images:
PUBLICIDADE