Economia

Bolsa de Empregabilidade do Centro “foi um enorme sucesso

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 16-04-2024

A segunda edição da Feira de Emprego do Centro, que aconteceu hoje em Coimbra, foi, segundo a organização, um enorme sucesso.

O evento, organizado pela Bolsa de Empregabilidade, tem como objetivo pôr em contacto os empregadores e os candidatos a trabalhar na área do Turismo e superou as melhores expetativas. Durante todo o dia, milhares de candidatos encheram a antiga igreja do Convento São Francisco para conhecerem as ofertas de 50 empresas que querem contratar na área do turismo.

PUBLICIDADE

Os candidatos são estudantes de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, assim como desempregados identificados pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e também profissionais de outras áreas que estejam interessados em novas oportunidades.

A segunda edição da iniciativa, coorganizada pela Turismo Centro de Portugal, aconteceu na sequência do enorme sucesso da primeira edição, em 2023, e teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

A Sessão de Abertura da Feira de Emprego do Centro contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo do Centro de Portugal e Alberto Costa, delegado regional do Centro do IEFP, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.

Na sua intervenção, Carlos Abade recordou que “o setor do turismo tem um peso significativo na economia nacional e no emprego, registando crescimentos sucessivos ao longo dos anos”. “Hoje, a procura de emprego olha muito para a qualidade de valor que é dado às pessoas. Quem procura emprego no Turismo pode ter a certeza de que é um setor em crescimento e em transformação, cada vez mais exigente, responsável e sustentável. O crescimento da média dos salários no setor do Turismo tem sido o dobro do crescimento médio dos salários na economia nacional. Estamos no caminho certo”, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.

Antes, Adriana Rodrigues tinha elogiado o evento, por responder a um dos problemas centrais para as empresas de turismo: a falta de trabalhadores. “Este é um dos setores que mais dificuldades tem tido em recrutar. Mas a verdade é que nos últimos anos o setor conseguiu recuperar rapidamente de um contexto altamente adverso. Hoje apresenta melhores propostas para quem pretende desenvolver a sua atividade numa área altamente dinâmica e que continua a ser o motor do desenvolvimento económico do país”, frisou. Para contrariar a escassez de recursos humanos é preciso “continuar o trabalho de valorização do capital humano, dignificando as profissões associadas ao sector. É preciso reter talento”, disse ainda Adriana Rodrigues.

PUBLICIDADE

publicidade

Por parte da autarquia de Coimbra, Miguel Fonseca considerou que “este evento é de grande importância para Coimbra e não tenho dúvidas de que será mais uma vez um grande sucesso, neste espaço privilegiado que é o Convento São Francisco”. “Que seja uma bolsa muito profícua e que daqui saia um futuro mais radioso para Coimbra e para o país”, sublinhou.

Alberto Costa enalteceu a importância do trabalho feito pelo Fórum Turismo na Bolsa de Empregabilidade. “A transição dos jovens das escolas e faculdades para o mundo do trabalho nem sempre é fácil, pelo que tudo o que tenha a ver com o apoio a essa transição é de elogiar. Hoje, a capacidade das empresas mede-se muito também pela capacidade de oferecer valor às pessoas, com condições atrativas a jusante”, referiu.

No início da sessão, António Marto realçou o facto de as Bolsas de Empregabilidade, que organiza desde 2016, serem uma aposta no futuro. “Estamos aqui a construir o futuro. O futuro dos candidatos, o futuro das empresas e o futuro do setor do turismo. Este é um setor que nos tem dado muitas vitórias e muitas alegrias ao país. Hoje, temos nesta Bolsa 50 empresas, mais de 300 estudantes e 1200 candidatos que procuram alimentar o seu sonho de serem profissionais do Turismo. É para isso que, nós e todos os parceiros, juntamos esforços”, destacou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE