Coimbra
“Boa Aventura era não haver assédio” entoam estudantes em Coimbra
Em Coimbra duas dezenas de estudantes do ensino superior manifestaram-se, na tarde desta terça-feira, 7 de novembro, contra o assédio moral e sexual nas instituições, exigindo uma academia segura e inclusiva.
Os alunos concentrados no Largo D. Dinis empunhavam cartazes onde se lia: “Boa Aventura era não haver assédio”; “Propinas não pagam assédio”; “Não quero ser mais uma estatítica”; “O meu corpo não é público”.
Os protestos, que ocorreram também em Lisboa e Braga, foram convocados pelo movimento “Academia Não Assedia” , em Coimbra juntou-se a esta luta a Comunidade HeForShe.
“O assédio no meio académico dura há demasiado tempo e com a complacência da comunidade académica. Juntamo-nos para dizer basta. O assédio não tem lugar nas nossas universidades”, adiantou Camila Marques.
A cordenadora geral da Comunidade HeForShe Coimbra defende “a criação de um gabinete independente de apoio psicológico e jurídico, de códigos de conduta que assegurem uma efetiva resposta a casos de assédio e a promoção de medidas sancionatórias eficientes”.
Pedem também a realização de questionários institucionais anónimos, para apurar o número atualizado de situações de assédio, a distribuição de informação sobre os mecanismos de apoio e a garantia de que as vítimas não sejam avaliadas por docentes contra quem fizeram queixa.
Veja a fotogaleria:
Related Images:
PUBLICIDADE