Coimbra

Bloco de Esquerda quer rede de transportes públicos gratuitos em Coimbra

António Alves | 5 horas atrás em 21-04-2025

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda ao município de Coimbra, José Manuel Pureza, defendeu segunda-feira a criação de uma rede de transportes públicos gratuitos no concelho.

A divulgação desta primeira prioridade da sua candidatura teve lugar durante a apresentação dos dois primeiros nomes do partido à câmara e Assembleia Municipal, bem como os cabeças de lista às freguesias de Santo António dos Olivais e e Uniões de Freguesias de Coimbra, Eiras e São Paulo de Frades, Santa Clara e Castelo Viegas e Taveiro, Ameal e Arzila.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo José Manuel Pureza, “é uma política que é seguida em muitas cidades europeias de dimensão idêntica ou superior a Coimbra”. Para que não existam dúvidas relativamente a esta proposta, o candidato respondeu na sua intervenção a três questões.

PUBLICIDADE

É financeiramente possível? No entender de José Manuel Pureza, basta aumentar 0,1% do IMI para obter uma receita de cerca de 8 milhões de euros que permita acomodar esta medida nas contas municipais.

Se o Metrobus não se tornaria inviável com esta medida? Sendo a sustentabilidade garantida pelo contrato de concessão público negociado com o Governo, cabe ao município “fazer valer junto do Governo a necessidade de um modelo de financiamento que não isole o metrobus da política de gratuitidade.

A viabilidade dos SMTUC não fica em causa? A candidatura do Bloco entende que não, pois o défice estrutural, na ordem dos 14 milhões de euros, assenta na transferência de verbas do município, defendendo por outro lado “uma fórmula de financiamento diferente que acentue a participação do Estado central”.

Veja o Direto NDC com a conferência de Imprensa do BE

No encontro com a comunicação social, José Manuel Pureza apontou o dedo ao atual executivo pela não resolução da questão das carreiras dos motoristas dos SMTUC, defendendo por exemplo a criação de uma empresa municipal de transportes.

Quanto aos candidatos, os nomes revelados são os seguintes: José Manuel Pureza e Ana Carolina Gomes (Câmara Municipal), Maria Paixão e Rui Calado (Assembleia Municipal) Paulo Anjos (UF Coimbra), Alexandre Sousa carvalho (Santo António dos Olivais), Ana Rito Brito (UF Eiras e São Paulo de Frades), André Leal (UF Santa Clara e Castelo Viegas) e Gustavo Mourinho (UF Taveiro, Ameal e Arzila).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE