Cidade
Biólogos de Coimbra e Aveiro conquistam Prémio do Mar
Os biólogos Fernando Correia, da Universidade de Aveiro (UA), e Leonel Pereira, da Universidade de Coimbra, conquistaram o Prémio do Mar Rei D. Carlos de 2012, que visa premiar trabalhos dedicados ao mar, anunciou hoje fonte da UA.
A dupla de biólogos que irá receber 2.500 euros foi homenageada com o prémio da Câmara de Cascais pelo trabalho conjunto sobre as múltiplas características das macroalgas marinhas da costa portuguesa, desde a continental até às dos Açores e da Madeira.
A obra intitulada “Macroalgas Marinhas da Costa Portuguesa – Biodiversidade, Ecologia e Utilizações” aborda as principais espécies de algas que podem ser encontradas e identificadas na costa, bem como metodologias e métodos para sua recoleção, conservação e estudo.
O trabalho vencedor apresenta também as principais utilizações destes vegetais marinhos para além do uso direto nas indústrias alimentar, farmacêutica, da cosmética e da saúde.
“Este trabalho foi planeado e criado de raiz para ser uma obra de divulgação, onde a ciência ficológica é apresentada tendo por base os mais atuais resultados da investigação na área, a maioria deles originais e da responsabilidade dos coautores, numa linguagem acessível e cientificamente correta”, explica Fernando Correia, também ilustrador científico que coordena o Curso de Formação em Ilustração Científica da UA.
Os biólogos preocuparam-se ainda em abordar a importância da ilustração ficológica e o fascínio que as macroalgas sempre causaram no homem através das suas diversificadas formas e cores, motivos que desde sempre despertaram a criatividade artística.
Entre fotografias das algas e seus nichos de implantação, o trabalho engloba cerca de uma centena de ilustrações científicas da autoria não só dos dois coautores, como também de uma equipa de jovens ilustradores científicos por eles selecionados e formados na UA.
Atribuído pela Câmara de Cascais desde 1995, com o objetivo de reconhecer trabalhos científicos dedicados ao mar, o prémio inclui ainda a publicação do trabalho em livro, numa edição de 2.500 exemplares.
Related Images:
PUBLICIDADE