Extra
Bica ou café: Afinal, qual a diferença?
O café é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas em todo o mundo. Em Portugal, não é diferente.
Adoramos tomar um café logo de manhã, depois do almoço, ao lanche ou à noite, para acompanhar uma boa conversa ou uma leitura.
PUBLICIDADE
Mas sabia que em Portugal existem vários nomes para pedir um café, dependendo da região onde se está? No Porto, por exemplo, o café é chamado cimbalino, uma referência à marca da máquina de fazer café mais comum na cidade. Mas em outras partes, o café é conhecido por bica. Porquê?
A palavra bica tem duas possíveis explicações para o seu surgimento. Uma delas é que bica seria uma sigla de Beba Isto Com Açúcar, uma mensagem que teria sido colocada na Brasileira do Chiado, um dos cafés mais emblemáticos de Lisboa, para incentivar os clientes a adoçar o café amargo que era servido na época, segundo explica a VortexMag.
A Brasileira foi fundada em 1905 por Adriano Telles, um comerciante de café brasileiro que queria promover o seu produto em Portugal. Para isso, teve a ideia de oferecer uma chávena de café aos clientes que comprassem meio quilo de grãos. O sucesso foi tanto que decidiu abrir um espaço dedicado exclusivamente à venda e ao consumo de café.
No entanto, nem todos os portugueses estavam habituados ao sabor forte e amargo do café brasileiro. Por isso, Telles teria colocado um cartaz com a frase Beba Isto Com Açúcar para tornar a bebida mais agradável e apelativa. Com o tempo, a sigla BICA teria passado a designar o próprio café.
A outra explicação é que bica se referiria à torneira ou à máquina de onde o café era tirado diretamente para as chávenas, sem passar pelo bule, para manter o sabor e a temperatura da bebida. Segundo esta teoria, os clientes preferiam o café tirado da bica porque achavam que a passagem pelo bule fazia o café perder qualidade.
A bica é o mais parecido com o expresso italiano: uma pequena chávena de café negro forte, o verdadeiro shot de cafeína.
O café é uma bebida versátil e adaptável aos gostos e às ocasiões de cada um. Em Portugal, existem várias formas de pedir e de consumir café, dependendo da região, da hora do dia, da companhia ou do estado de espírito.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE