Região
Bebé nasce num táxi na Lousã. Bombeiros ajudam no parto
Dois elementos dos Bombeiros Municipais da Lousã ajudaram ontem, domingo 10 de setembro, ao nascimento de um bebé num táxi na vila da Lousã.
José Colaço e Jorge Santos foram os elementos da corporação lousanense acionados, pelas 8:37 de domingo, para parto eminente num táxi em pleno centro da vila. Chegados ao local, a grávida encontrava-se dentro da viatura e o bebé, do sexo masculino, “apresentava a coroa cefálica visível”. Ou seja, e como explicou ao Notícias de Coimbra o chefe José Colaço, “limitamo-nos a aparar a saída da criança”.
PUBLICIDADE
“Sou bombeiro há 36 anos e nunca tinha feito um parto. Foi bastante gratificante ter ajudado a colocar no mundo uma criança”, disse o chefe da corporação lousanense, que aproveitou para agradecer as indicações dadas pela médica do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que estava em alta-voz no telemóvel.
A mãe, de 39 anos, é de nacionalidade angolana, tem mais 3 filhos e está a viver na Lousã desde o início deste ano. De acordo com informações dadas aos elementos da corporação, a progenitora já tinha vindo no sábado à Maternidade Daniel de Matos, mas deram-lhe alta no final desse dia.
“Sem conseguir dormir durante a noite, decidiu chamar um táxi para viajar novamente até Coimbra. A criança, que só deveria nascer a 22 de setembro, decidiu antecipar o nascimento”, afirmou o chefe José Colaço.
Até ser transferido para a ambulância, os dois bombeiros lousanenses fizeram a limpeza das vias aéreas do bebé e procederam ao corte do cordão umbilical. “Nesse período, pedimos ao proprietário do táxi para ligar o ar quente da viatura para, dessa forma, manter aquecido o ambiente à volta do bebé”, disse.
Quanto ao nome da criança, José Colaço referiu que os pais ainda não tinham pensado no assunto, guardando essa escolha para os dias posteriores ao parto.
Related Images:
PUBLICIDADE