Justiça
Bebé morre engasgado com pedaço de banana. Creche condenada a indemnizar pais pela morte
Uma bebé, de 20 meses, morreu após se ter engasgado com um pedaço de banana, em 2016. Agora, a creche foi condenada a indemnizar os pais pela morte da criança .
O estabelecimento de Lisboa foi condenado a pagar uma indemnização aos pais, uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça que foi agora conhecida, sete anos depois da morte da criança, informa o Público.
Os juízes, não têm a certeza sobre se a criança ia sobreviver caso o socorro fosse mais rápido, contudo obrigam a seguradora da creche e a própria creche a pagar 42.500 euros.
PUBLICIDADE
O bebé estava na turma do primeiro ano. O caso acontece em 2016, depois de a educadora de infância ter distribuído um pedaço de banana por todos. O menino pediu um segundo pedaço, o que provocou o engasgamento.
O acidente ocorre quando apenas está um auxiliar numa sala. O menino mostrava sinais de que não estaria a respirar. A auxiliar tentou várias manobras para tirar a comida, mas sem sucesso.
Quando a mãe chega, o filho está a receber apoio e os serviços de emergência. O menino morreu no hospital dois dias depois.
A creche é agora condenada pelo tribunal, depois de, na primeira instância e no Tribunal da Relação de Lisboa, ter sido ilibada. Os juízes acreditavam que mesmo que o contacto com o INEM tivesse sido mais rápido o desfecho poderia não ter sido diferente, informa o jornal.
O tribunal coloca em questão esse raciocínio e aponta como importante o facto de o centro se localizar perto de um centro de saúde.
Related Images:
PUBLICIDADE