Saúde
Bebé de 8 meses em risco de vida devido a erro farmacêutico
Um bebé de 8 meses esteve em risco de vida devido a erros da farmácia do Hospital de Braga. A criança recebeu uma dose superior à estipulada e teve de ser submetido a uma intervenção de urgência.
A quantidade do remédio era “10 vezes superior ao definido para o seu peso e idade e teve de ser submetido a uma lavagem de estômago. O caso aconteceu em 2022, no Serviço de Pediatria daquela unidade”, informa o Correio da Manhã. No entanto, só foi conhecido após as várias deliberações feitas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
PUBLICIDADE
“O bebé ia tomar uma dose de xarope de propranolol (indicado para a hipertensão, ansiedade e enxaqueca), tendo recebido uma concentração de 10 mg/ml em vez de 1 mg/ml”, pode ler-se na notícia. A ERS analisou a queixa da família da criança e disse que o hospital explicou que “a ficha de preparação medicamentosa utilizava por defeito a unidade de peso miligrama, enquanto a balança utilizava o grama, o que levou a que o farmacêutico que recebia a prescrição médica tivesse de fazer uma conversão de miligramas em gramas”.
A conversão foi mal feita “decorrendo de um erro palmar nas casas decimais: 0,2 g não correspondem a 20 mg, mas a 200 mg e 0,3 g não são 30 mg, antes sim 300 mg”, justificou. Um outro erro foi a não colocar a etiqueta da balança na ficha de preparação, “o que diminuiu as possibilidades de detetar a desconformidade com a prescrição em tempo útil”. O bebé acabou por ser submetido a uma lavagem de estômago.
A sobredosagem de propranolol pode levar a ritmo cardíaco lento, hipotensão e insuficiência cardíaca.
Related Images:
PUBLICIDADE