Saúde

Barras de cereais fazem bem à saúde? Diz que são “pouco saudáveis”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 11-10-2024

A grande maioria das 48 barras de cereais testadas pela DECO PROteste contêm demasiados açúcares e aditivos, o que as torna pouco saudáveis e recomendáveis para um consumo regular.

PUBLICIDADE

publicidade

Dez barras são tradicionais, à base de ingredientes como trigo, arroz, aveia, milho ou espelta, e 38 têm sabor a chocolate, com adição de pepitas de chocolate ou de cacau.

PUBLICIDADE

Para avaliar estes produtos, a entidade recorreu a um algoritmo próprio, traduzido numa escala de 0 a 100, que permite determinar as melhores escolhas dentro de uma mesma categoria. Analisou a lista de ingredientes e a informação nutricional dos rótulos, e aplicou o algoritmo do Nutri-Score. Com o seu algoritmo, a DECO PROteste olhou igualmente para outros parâmetros, como o tamanho da porção individual, os aditivos e outros constituintes, procurando aferir o grau de processamento do produto. Isto é, procurou identificar o número de ingredientes ultraprocessados. Veja aqui quais as mais saudáveis, segundo a avaliação da DECO PROteste.

Todas as barras de cereais, tradicionais e com sabor a chocolate, contêm aditivos alimentares. É certo que a maioria é aceitável e tolerável, ou seja, sem risco para a saúde. Porém, em 21 produtos – três barras tradicionais e 18 de chocolate –, detetaram-se emulsionantes como o E476 − polirricinoleato de poliglicerol e o E442 − fosfatidatos de amónio, pouco recomendáveis para consumo humano.

Quanto aos edulcorantes, usados para substituir o açúcar, como acontece com as barras com a indicação “sem açúcares adicionados”, a DECO PROteste considera que, para que os consumidores se habituem a sabores menos doces, deve ser reduzida a quantidade deste ingrediente, em vez de procurar alternativas. À vista disso, os produtos com maltitol, edulcorante da categoria dos polióis ou açúcares reduzidos, foram penalizados. Em quantidades exageradas, têm efeitos laxantes, podendo provocar inchaço no abdómen, dores de barriga, flatulência e diarreia.

Quase garantido é também que, se optar por uma barra de cereais para o lanche, irá consumir muitos ingredientes ultraprocessados. Assim é em cerca de 80% dos produtos analisados. Além de aditivos, como edulcorantes e corantes, entre outros, contêm fibras adicionadas, aromas e xaropes de açúcar, como xaropes de glicose e de açúcar invertido. Calculando o Nutri-Score, que, através de um código de letras e de cores (do A ao E, ou do verde ao vermelho), classifica os produtos do ponto de vista nutricional global, conclui-se que são raras as barras com a classificação máxima.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE