Coimbra

Bandas filarmónicas em concerto nas Terras da Chanfana

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-03-2022

 Este mês de março vai haver música filarmónica nos municípios da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

A partir do projeto de masterclasses ‘Do Coreto à Procissão’, foi constituído um agrupamento que se apresenta em concerto nos dias 12 de março (Miranda do Corvo), 20 de março (Vila Nova de Poiares) e 27 de março (Lousã).

Esta atividade insere-se na programação da Rede Cultural Terras da Chanfana, que envolve os municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. Trata-se de uma Rede resultante de três candidaturas cofinanciadas pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que se estende até final de 2022, procurando dinamizar culturalmente todo este território.

PUBLICIDADE

As filarmónicas das Terras da Chanfana estão em destaque neste mês de março, sendo as protagonistas do projeto ‘Do Coreto à Procissão’.  

Integrada na candidatura ‘Entre Deus e o Diabo – O Sagrado e o Profano’’, esta atividade é centrada nas bandas filarmónicas dos municípios da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares. Os músicos das bandas Sociedade Filarmónica Lousanense, Filarmónica do Grupo Recreativo Mirandense, Associação Filarmónica Serpinense e Filarmónica Fraternidade Poiarense participaram em três masterclasses (uma por concelho), com a direção artística do reputado maestro Luís Miguel Clemente, um dos mais conceituados da atualidade. 

PUBLICIDADE

Estas masterclasses contaram com a participação de cerca de trinta músicos de cada uma das quatro bandas filarmónicas envolvidas. 

Finda esta primeira parte do projeto, foi constituído um agrupamento integrando os músicos das bandas filarmónicas selecionados, juntamente com músicos profissionais da Orquestra da Costa Atlântica. 

Será sob a direção do maestro Luís Miguel Clemente que este novo agrupamento realizará três concertos, um em cada um dos concelhos participantes. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE