Coimbra
Banda do Cercal apresenta concerto de Natal
A Banda Filarmónica do Cercal realizou um concerto de Natal com o tema “Homenagear o passado, para consolidar o presente, e preparar o futuro!”.
PUBLICIDADE
Esta foi uma das muitas e variadas iniciativas que o grupo apresentou ao longo do ano, cujo objetivo visava criar dinamismo junto dos seus sócios e simpatizantes, além de promover a música e os instrumentistas da formação do “Cercal”.
O evento celebrou a época natalícia através de uma viagem pelos 113 anos de história da banda, onde foram homenageados os vários maestros e dirigentes da coletividade.
Além da formação principal que constitui a filarmónica, a Banda do Cercal contempla ainda uma Escola de Música, onde os mais novos aprendem a tocar vários instrumentos musicais. Alguns alunos desta escola frequentam já o conservatório de música de Coimbra onde poderão aprofundar o conhecimento da música, sinal de que os “primeiros passos” no Cercal foram de grande qualidade, e tendo como perspetiva seguir uma carreira musical.
Sob direção do maestro João Tarana, o projeto cercalense tem atualmente cerca de 50 elementos, com músicos de todas as idades.
A variedade e pluralidade das idades é determinante para a evolução da banda, dado que à experiência se associa a irreverência, fatores dominantes para o êxito.
Só com muito esforço e dedicação dos seus intervenientes, a Banda desenvolve um excelente trabalho. Aliás, reconhecido pelo comum do cidadão que, a considera como uma referência musical da região centro do país.
Além das deslocações por todo o país, tem participado em vários eventos musicais, nomeadamente em parceria com a Federação de Bandas do Distrito de Coimbra, o INATEL, a Câmara Municipal de Soure e em encontros a convite de outras filarmónicas.
A consolidação da Banda Filarmónica do Cercal está assegurada, começando uma nova fase de desenvolvimento que, por motivos óbvios, é um orgulho do concelho de Soure.
Related Images:
PUBLICIDADE