A baleia beluga branca “Hvaldimir” avistada pela primeira vez na Noruega, e suspeita de ser “espia russa”, foi encontrada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega, no sábado, 31 de agosto.
Segundo a NRK, citada pela Associated Press, a baleia foi retirada da água com uma grua e levada para um porto próximo onde será examinada por peritos.
“Infelizmente, encontrámos Hvaldimir a boiar no mar. Morreu, mas ainda não se sabe a causa da morte”, afirmou o biólogo marinho Sebastian Strand à NRK.
Hvaldimir não apresentava lesões externas graves e que está profundamente afetado pela morte súbita da baleia. “É absolutamente horrível. Aparentemente, ela estava em boas condições até (sexta-feira). Portanto, só temos de descobrir o que pode ter acontecido aqui”, afirmou.
O especialista admite que em causa pode estar uma questão “hormonal”, com a baleia à procura de parceiro para acasalar. No entanto, estes animais são criaturas muito sociais e Strand sublinha que Hvaldimir pode estar à procura da companhia de outras criaturas da mesma espécie.
Os biólogos acreditam que o animal tinha entre 13 e 14 anos, altura em que “as hormonas estão muito altas”.
Estas baleias conseguem atingir um tamanho considerável, com cerca de seis metros de altura e podem viver até aos 60 anos.
Related Images:
PUBLICIDADE