Portugal
Avião de combate a incêndios “aterra” em barragem e derrama combustível
Uma mancha de poluição foi detetada esta manhã, na Barragem de Pragana, no concelho de Castelo Branco, causada por um avião de combate a incêndio que amarou na barragem, resultando um derrame de combustível (fuel oil) para a água.
PUBLICIDADE
O alerta foi recebido pelas 21h00 de ontem, 04 de agosto, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, tendo sido ativados para o local quatro elementos da Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM), bem como um técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e elementos dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco e dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.
A mancha de poluição foi contida com recurso a material de contenção e recolha, nomeadamente barreiras absorventes, que ficarão instaladas, a flutuar e fundeadas, até à operação de remoção da aeronave pelos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.
A Direção do Combate à Poluição do Mar é a entidade responsável por estabelecer, a nível nacional, os procedimentos de natureza técnica relativos à vigilância e ao combate à poluição do mar, bem como coordenar e dirigir operações de combate à poluição do mar.
Related Images:
PUBLICIDADE