Região

Autoridades investigam mortandade de peixes na Lagoa da Vela (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-02-2022

Centenas de peixes mortos começaram a surgir nas margens da Lagoa da Vela, no Bom Sucesso, concelho da Figueira da Foz, na quarta-feira da semana passada. A Junta de Freguesia alertou as autoridades que estão a tentar descobrir a origem desta mortandade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O Notícias de Coimbra percorreu esta quinta-feira as margens da lagoa e com facilidade encontrou de peixes a boiar, em diferentes estados de decomposição. 

A Junta de Freguesia disse que está a acompanhar a situação desde que tomou conhecimento, na semana passada. “Comunicámos a todas as entidades competentes e o caso está em investigação”, disse Carlos Batata, autarca local, dando conta que já foram retirados cerca de 100 quilos de peixe morto pelos serviços de Ambiente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e que esta semana haverá nova limpeza.

“É uma situação preocupante, mas que está em averiguação”, sustentou o presidente da Junta de Freguesia do Bom Sucesso, dando conta que informou o município da Figueira da Foz, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, assim como o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Já foram colhidas amostras da água e do peixe, mas os resultados ainda não são conhecidos, explicou Carlos Batata. Por isso, a recomendação é que não se pesque nem se consuma peixe da lagoa. 

Em relação às causas, o autarca diz que descarta, para já, intervenção humana e acredita que poderão estar relacionadas com a seca que se tem feito sentir. “A lagoa tem muito lodo, temos tido falta de chuva, acredito que possa ser a natureza”, afirmou ao NDC.

“É muito decepcionante ver que a lagoa é sempre usada para fazer campanha quando há eleições, mas depois o interesse não se mantém”, lamentou ainda o responsável, argumentando que a zona, juntos às dunas de Quiaios e inserida numa área protegida Rede Natura, precisava de “uma drenagem e limpeza de fundo”, que tem custos “impossíveis de suportar pela junta e até pela Câmara”. 

Veja o direto NDC na Lagoa da Vela:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE