Região
Autoridades detetam falhas no combate a incêndio florestal em Pampilhosa da Serra
O combate a um incêndio florestal junto à localidade de Castanheira da Serra, concelho da Pampilhosa da Serra, detetou este sábado um conjunto de problemas que agora vão ser reportadas às entidades competentes.
A iniciativa da simulação pertenceu à Comissão de Melhoramentos da aldeia, a qual deverá agora enviar o relatório feito pelas diversas entidades envolvidas “à Proteção Civil Municipal e à própria Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, de forma a tentar corrigir alguns desses pontos negativos e, com isso, melhorar a segurança da aldeia em caso de incêndio”.
Para o presidente da comissão, Vítor Lima, o simulacro serviu para “dar a conhecer a aldeia (…) a algumas destas entidades”, as quais e a partir deste exercício “já têm conhecimento das dificuldades que têm pela frente caso precisem de intervir na nossa aldeia”.
“A aldeia está (tristemente) habituada a lidar com incêndios florestais, que ciclicamente assustam a povoação”, frisou.
Refira-se que o simulacro iniciou-se na tarde de sábado, 4 de maio, altura em que os sinos da igreja da aldeia tocaram a rebate “para avisar os habitantes de que havia um incêndio florestal bem perto daquela pequena aldeia da Serra do Açor”.
“As pessoas deixaram as suas casas para se concentrar em segurança no largo central da aldeia. Vários focos de incêndio rodeavam a povoação e as chamas acabariam mesmo por se propagar a uma habitação no interior da povoação, que foi consumida pelas chamas, provocando uma vítima, com queimaduras graves, que teve de ser evacuada para o hospital de ambulância”, escreve a comissão em nota de imprensa.
Carregue na galeria com algumas das imagens do simulacro
O exercício não se resumiu apenas a um simulacro de incêndio florestal com impacto na aldeia. Durante a manhã de sábado, as corporações de bombeiros estiveram envolvidas em exercícios de orientação, busca e salvamento nas serras da freguesia de Fajão Vidual, testando e partilhando os seus conhecimentos em diversas situações, como por exemplo, no suporte básico de vida.
Neste simulacro, estiveram envolvidos 16 viaturas e 50 operacionais dos Bombeiros de Pampilhosa da Serra, Coja, Setúbal e do Sul Sueste (Barreiro); da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana e dos Sapadores Florestais da Junta de Freguesia de Fajão Vidual.
Related Images:
PUBLICIDADE