Economia
Autoestradas arrecadam mais de 3 milhões de euros por dia
As autoestradas renderam mais de três milhões de euros por dia no ano de 2022. As receitas atingiram 1.149 milhões de euros no ano passado, um crescimento de 144 milhões de euros face ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens.
A contribuir para este crescimento “esteve o aumento das portagens em 1,83% bem como o aumento do tráfego”. Segundo a associação do setor, o tráfego médio registado na rede nacional de autoestradas – com mais de três mil quilómetros – foi de 16.414 veículos por dia o ano passado. Trata-se de mais 2.225 veículos por dia do que no ano anterior, descreve o Correio da Manhã.
PUBLICIDADE
Na lista das concessionárias, a Brisa lidera a tabela com mais de metade das receitas, tendo em conta que gere cerca de um terço dos quilómetros das estradas concessionadas em Portugal (1110,2 km).
O número de portagens permanece igual ao ano anterior, com 370 locais, tal como o número de áreas de repouso, que estabilizaram em 60. É de sublinhar o aumento do número de estações de carregamento elétrico, que passaram de 159 estações para 271 em 2022, mais 112 num ano.
Related Images:
PUBLICIDADE