Primeira Página
Autocarros da Metro Mondego já estão prontos, mas só chegam a Portugal no final do Verão
A empresa chinesa Zhongtong Bus anunciou na sua página da rede social Facebook que já entregou os 35 veículos elétricos que irão servir o Sistema de Mobilidade do Mondego. Já está um em Portugal, dois a caminhos e os restantes vão ser transportados em lotes de 16 veículos. Toda a encomenda estará em Portugal no final do Verão.
“35 autocarros Zhongtong de 18 metros, que irão ser usados para o sistema de BRT, foram oficialmente entregues aos utilizadores portugueses, adicionando dessa forma novas cores à internacionalização dos autocarros chineses”, referem na mensagem colocada na sua página oficial do Facebook.
Com esta encomenda, a empresa Zhongtong Bus tornou-se “a maior fornecedora de novos autocarros elétricos em Portugal, com uma quota de mercado superior a 50%”.
PUBLICIDADE
Apesar deste anúncio, os 35 veículos vão chegar “aos poucos” a Portugal. O primeiro já foi apresentado no passado dia 25 de Abril na inauguração da Praça 25 de Abril em Coimbra.
Em breve, e de acordo com o presidente da Metro Mondego João Marrana, há mais dois veículos a caminho, devendo chegar dentro de duas a três semanas ao Porto de Leixões.
“Há mais 16 autocarros que estão a ser rececionados pela empresa portuguesa Energia Fundamental na fábrica da China, devendo chegar a Portugal dentro de dois meses”, afirmou ao Notícias de Coimbra o responsável.
Carregue na galeria com as imagens da entrega das viaturas na fábrica chinesa
Os restantes 16 devem chegar até ao final do Verão a Portugal. O primeiro veículo vai ser agora alvo de testes de integração e de guiamento ótico, entre outros, para que os dois veículos seguintes sejam já preparados em Portugal com todos os equipamentos necessários para o arranque do sistema que deverá ocorrer no final do presente ano entre Serpins (Lousã) e o Largo da Portagem.
Tratam-se de autocarros articulados com 19 metros de comprimento movido a baterias elétricas com 136 lugares sentados e em pé.
Guiamento ótico em túneis e estações, controlo de velocidade e anticolisão são alguns dos sistemas de apoio à condução que as 35 viaturas contratadas pelo Sistema de Mobilidade do Mondego vão dispor.
O acordo com as empresas prevê que, caso seja necessário, poderão ser adquiridas mais 5 viaturas semelhantes.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do veículo
Related Images:
PUBLICIDADE