Autárquicas
Autárquicas: Veterinário Marcelo Leitão é o candidato do BE à Câmara da Lousã
O médico veterinário Marcelo Leitão é o candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara Municipal da Lousã, anunciou hoje o partido.
O candidato, de 27 anos, disse à agência Lusa que “pretende realizar trabalho com uma política séria e dinâmica e com o principal objetivo de ser uma mais-valia” para o concelho.
PUBLICIDADE
Numa nota enviada à agência Lusa, a Coordenadora da Lousã do BE afirma que a candidatura protagonizada por Marcelo Francisco Leitão aposta no reforço da intervenção local em domínios como “a cultura e a luta pela igualdade social”.
Em áreas que consideram “tão importantes” para este município do distrito de Coimbra, os bloquistas incluem ainda “a luta pelo bem-estar animal e pela defesa do meio ambiente”.
Militante do BE desde 2016, Marcelo Leitão possui o mestrado integrado em Medicina Veterinária e é natural da Lousã, onde reside e trabalha como médico veterinário de animais de companhia.
“Fez parte de diversos grupos de trabalho” do BE, enquanto estudou em Coimbra, e agora integra a estrutura local do partido, segundo o comunicado.
O primeiro candidato da lista do BE à Assembleia Municipal é João Santo, professor do ensino secundário.
Licenciado em História e mestre em Ciências da Educação, João Miguel Reis Simões Santo “tem desenvolvido vasta atividade cívica no campo da educação e cultura” e pretende ser também “um porta-voz da mudança”.
O BE concorre à Câmara da Lousã desde 2001, sem eleger vereadores para o executivo, tendo mantido nestes 20 anos, com algumas oscilações, o lugar de terceira força política no concelho, a seguir ao PS e ao PSD.
Na sequência das autárquicas de 2017, está representado na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia da Lousã e Vilarinho, com um mandato em cada órgão.
Desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976, além do PS, apenas o PSD conquistou a presidência da Câmara, uma vez e no contexto da Aliança Democrática (AD), de 1979 a 1982.
O PS está no poder sem interrupções desde 1982, ano em que Eduardo Neto (AD) tentou a reeleição, mas foi derrotado pelo socialista Horácio Antunes.
No atual executivo, o PS detém seis mandatos e o PSD um, ocupado pelo vereador Victor Carvalho, que já divulgou a sua candidatura à liderança da autarquia.
Na semana passada, o presidente do executivo, Luís Antunes, anunciou que se recandidata ao cargo pelo PS.
Também Sérgio Vaz já assumiu que vai concorrer pelo Chega à Câmara da Lousã.
Related Images:
PUBLICIDADE