Região
Autarca de Arganil diz que “conjuntura atual propicia uma tempestade perfeita para os municípios” (com vídeos)

“Estamos verdadeiramente numa tempestade perfeita, há menos dinheiro disponível nos municípios, há um aumento exponencial de custos com energia, combustíveis, isto está em vias de provocar o colapso financeiro nos municípios de pequena dimensão”, frisou, esta quarta-feira, o presidente da Câmara de Arganil, apelando ao Governo para que ajude as autarquias a encontrar soluções para as dificuldades.
O Feriado Municipal de Arganil foi celebrado, esta manhã, com a pompa e a solenidade que lhe é exigido. A sessão comemorativa, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
“Não é razoável, nem moralmente aceitável, que os municípios continuem a pagar 23% de IVA relativamente à electricidade da iluminação pública, alertou o autarca na sua intervenção, referindo que “os contextos territoriais são diversificados, os factores de atratividade económica são distintos, as condições sociais são diversificadas, logo as políticas devem diferenciar-se territorialmente”.
PUBLICIDADE
Luís Paulo Costa questionou o governante se “se estão previstas medidas de reforço da capacidade financeira dos municípios”. A resposta de compromisso dada pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, agradou ao autarca.
O edil reforçou que Arganil assinala hoje o dia mais importante da história do concelho e homenageia o passado, celebra o presente e que projeta o futuro de Arganil.
“A atração de investimento, a existência de condições propícias para os negócios e a criação de postos de trabalho sempre foram e continuarão a ser objetivos centrais da nossa estratégia”, referiu.
A atribuição de três distinções honoríficas municipais constituíram um dos momentos altos da sessão comemorativa do Feriado Municipal de Arganil.
Neste momento de reconhecimento e gratidão para com Arganil e os arganilenses, o Município distinguiu o presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, com a Medalha do Concelho, em ouro, pelo papel determinante na implementação do projeto Floresta da Serra do Açor.
A condecoração homenageia e reconhece publicamente o contributo de Pedro Soares dos Santos na reflorestação do território após o incêndio de outubro de 2017, através de um plano de gestão florestal de extraordinária relevância, pioneiro e transformador da paisagem, pensado para um horizonte temporal de 40 anos, que beneficiará as gerações vindouras. O investimento da Jerónimo Martins em Arganil ultrapassa os 5 milhões de euros e é resultado da audácia, da visão de futuro e da forte responsabilidade social de Pedro Soares dos Santos e do grupo empresarial que dirige.
A título póstumo, foi distinguido com a Medalha de Altruísmo, em prata dourada, Nuno Espinal, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva ao longo de quase duas décadas. A autarquia destaca e enaltece o excecional papel e ação desenvolvida na promoção do bem-estar, qualidade de vida e dignidade da população sénior da freguesia, revelando-se um exemplo de dedicação aos outros, a causas sociais e humanitárias. Nuno Espinal faleceu no passado mês de julho, vítima de doença prolongada.
Fecha a lista de personalidades agraciadas pelo Município de Arganil Mário Dias Marques, mais conhecido como Marito Marques, nome pelo qual é também artisticamente conhecido. O premiado músico arganilense recebeu a Medalha de Mérito, grau prata, pela relevância do seu percurso musical, cultural e artístico, nos planos nacional e internacional, levando e elevando o nome de Arganil um pouco por todo o mundo.
Veja os diretos NDC:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE