Região

Que brasa! O calor vai voltar em força no fim-de-semana

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 03-08-2023

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de sexta-feira sob aviso amarelo por causa do calor e alguns evoluem para laranja no fim de semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo – o menos grave de uma escala de três – estará ativo a partir das 12:00 de sexta-feira em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, evoluindo para laranja (o segundo mais grave) em Setúbal e Lisboa a partir de sábado, prolongando-se pelo menos até às 00:00 de domingo.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

No distrito de Lisboa, além do tempo quente, o vento já tinha feito o IPMA ativar a partir das 12:00 de hoje o aviso amarelo, mantendo-se pelo menos até ao final do dia (21:00).

PUBLICIDADE

A persistência de valores elevados da temperatura levou o IPMA a por, também, em aviso amarelo os distritos de Évora, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco a partir das 12:00 de sábado, prolongando-se até às 00:00 de domingo.

Para hoje, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima no litoral Centro e Sul. O vento vai soprar forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 23ºC (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 33ºC (Faro e Castelo Branco).

E são mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em perigo muito elevado estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança.

Em perigo elevado de incêndio está toda a região do Alentejo e mais cerca de 50 concelhos nos distritos de Faro, Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Braga e Vila Real.

Nos próximos dias, o número de concelhos em perigo máximo vai aumentar, de acordo com a previsão do instituto, que espera uma subida das temperaturas a partir de sexta-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE