Economia
Atenção nas compras! O preço destes dois legumes disparou
O quilo da couve-coração e da curgete registou um aumento de 14% em apenas uma semana.
Viram o seu preço subir 14% em apenas uma semana, entre 25 de setembro e 2 de outubro. Na couve-coração, o aumento foi de 17 cêntimos por quilo, para 1,37 euros. Já na curgete, a subida chegou aos 22 cêntimos por quilo, para 1,85 euros, explica a DECO PROteste.
PUBLICIDADE
O cabaz alimentar de 63 bens essenciais, por sua vez, registou uma quebra no preço. A 2 de outubro, custava 226,97 euros, menos 1,28 euros (menos 0,56%) do que na última semana de setembro. Já em comparação com a primeira semana deste ano, os consumidores pagam agora menos 9,07 euros (menos 3,84%) para comprar exatamente a mesma cesta de bens alimentares.
“Apesar de as subidas no preço do cabaz alimentar terem abrandado nos últimos meses, há vários produtos que continuam a registar aumentos de preço de uma semana para a outra. Na última semana, entre 25 de setembro e 2 de outubro, além da couve-coração e da curgete, os produtos com os maiores aumentos percentuais foram o iogurte líquido (mais 20%), o azeite virgem extra (mais 13%) e o carapau (mais 12 por cento)”, pode ler-se.
Já desde o início do ano, entre 3 de janeiro e 2 de outubro, as maiores subidas percentuais de preço foram as da dourada (mais 19%), do pão de forma sem côdea (mais 17%) e da carne de novilho para cozer (mais 14 por cento).
Related Images:
PUBLICIDADE