O preço do café continua a aumentar e esta tendência já dura há dois anos. Em 2024, a valorização do café aumentou cerca de 70% e, nos próximos meses, o preço do café vai ter uma forte subida. O Notícias de Coimbra veio até aos cafés da cidade saber como anda o preço da bica.
Pelos cafés e estabelecimentos de Coimbra, o preço tem variado entre os 80 cêntimos e 1 euro. José Queirós, do” Expresso Gril”, refere que vende o café a 0,90 cêntimos e que, no momento, o estabelecimento “está a aguentar uma parte” para que o cliente se habitue, indo, aos poucos, subindo o preço.
Fernando Gonçalves, do “Café Erika”, vende o café a 0,85 cêntimos, tendo realizado um aumento de cinco cêntimos.
O café “Moinho Velho” e “Reduto Bar” afirmam que ainda não aumentaram o preço em 2015. António Rocha, do café “Moinho Velho”, refere que aumentaram o preço do café cinco cêntimos em outubro e que, apesar deste ano o preço já ter subido, ainda não há perspectiva de subida.
Fernando Dias, do “Reduto Bar”, afirma que mantém o preço do café a 0,80 cêntimos “apesar de se traduzir num custo maior”, pois o café aumentou duas vezes em 2024.
Entre os consumidores a opinião difere. Luísa Brandão não concorda com o aumento do preço do café. “Onde isto vai parar? Qualquer dia nem o cafézinho podemos beber”, afirma, referindo que, com estes preços vai ter que diminuir o consumo.
Gaspar, por sua vez, concorda com a subida dos preços e questiona se as pessoas sabem o trabalho que dá desde a plantação para fazer o café que estas costumam beber diariamente.
Veja o vídeo do Notícias de Coimbra:
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE