Coimbra
Atenção “aceleras”! Há um novo tipo de radar. Dois vão ser instalados em Coimbra
É bom que fique a par de um novo sinal de trânsito que irá indicar precisamente um novo tipo de radar de velocidade.
Já são 10 aparelhos implementados pelas estradas portuguesas, mas o objetivo é 50. Os novos radares de velocidade média têm de estar devidamente sinalizados e é por isso que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou um novo sinal de trânsito: o H42.
Mas não descontraia já, porque a localização não será fixa podendo alternar entre 20 locais possíveis. No distrito de Coimbra vai poder encontrar dois: um na A1 e outro na Estrada Nacional 109 (EN109).
Mas o que são os radares de velocidade média? Ao contrário dos fixos e móveis, não indicam a velocidade instantânea, mas calculam se os carros andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado percurso.
“Imagine que vai numa estrada em que existe o limite de velocidade de 100km/h. Num determinado ponto, é registada a matrícula do seu veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente nesse mesmo trajeto, estará outro radar que faz exatamente o mesmo”, refere uma explicação do Automóvel Clube de Portugal (ACP). As velocidades devem apresentar valores similares. Ou seja, vai medir a velocidade média da viatura entre dois pontos predefinidos.Uma dica da ACP, quanto à sua localização, é que poderão estar instalados em troços sem entroncamentos ou em saídas.
A ANSR explicou que esta implementação deve-se à quantidade de acidentes nas zonas onde foram colocados os novos radares. Nota-se uma “velocidade excessiva” que “se revelou uma das causas para essa sinistralidade.”
Ainda de acordo com a autoridade, os contratos de fornecimento e instalação dos novos radares vão custar cerca de 5,6 milhões de euros.
Fique também a saber onde estão os restantes. Na região Centro, pode encontrar em Aveiro na A41 e em Castelo Branco no IC8. No Norte do país, no Porto, na A3. Em Santarém, igualmente na A1; em Lisboa na A9, EN10, EN6-7 e IC19 e ainda em Setúbal na EN10, EN378, EN4, EN5 e no IC1. Mais a sul, em Beja na Estrada Nacional 206 e no IC1; em Évora na A6 e no IP2 e em Faro na EN 398.
Related Images:
PUBLICIDADE