Primeira Página
Astrofotógrafos figueirenses captam “fascinante aurora boreal”
“Foi fascinante e de uma rara intensidade a aurora boreal” que iluminou, na noite desta sexta-feira, 10 de maio, os céus em Portugal. A descrição é feita por Miguel e Maria Marques que se decicam há seis anos à astrofotografia.
“O momento foi captado em Celorico da Beira”, relata o astrofotógrafo figueirense, recordando que “depois do Rally de Portugal em Arganil, um compromisso este sábado”, fez com que o casal figueirense pernoitasse nesta localidade.
“Após um dia emocionante de rally chegamos a casa e estávamos prestes a descansar quando aquele último scroll da noite mostra a intensa atividade solar que se podia refletir no vislumbramento de auroras boreais”, salienta.
“Agarramos a câmara com a última bateria que ainda nos sobrava e fomos até à Barragem de Bouça Cova para tentar a nossa sorte”
Miguel fala em uma hora de absoluto deslumbramento no céu, no qual era nítido ver o fenómeno luminoso. “Ao início um tom rosado, mas a intensidade da aurora quase triplicou”.
A dupla da Figueira da Foz que é proprietária da MARQUES Photography esteve na Islândia, onde fotografaram auroras boreais, mas não se compara ao que assistiram cerca das 00:00 no interior de Portugal.
“Foi fascinante poder vê-las e com tanta intensidade no nosso próprio país“, relatam, assegurando que nos países nórdicos predominam os tons verdes nestes fenómenos luminosos.
Depois de um dia cansativo, um momento que imortalizaram com a câmara fotográfica”.
Related Images:
PUBLICIDADE