Coimbra
Associação Orquestra Clássica do Centro homenageia Alexandre Linhares Furtado
No mesmo dia em que o homem pisou a Lua, 20 de julho de 1969, o Professor Doutor Alexandre Linhares Furtado realizou, em Coimbra, o primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal, lançando as bases de uma nova era na medicina portuguesa.
Para assinalar esse feito, a Associação Orquestra Clássica do Centro vai realizar um Concerto de Homenagem a tão distinta figura, no dia 20 de julho de 2024. Esta será apenas a primeira das iniciativas a concretizar durante o ano.
Nos próximos dias será divulgada a constituição da Comissão de Honra desta Homenagem bem como o programa a apresentar dia 20 de julho, pela Direção da Orquestra Clássica do Centro e pela Comissão Organizadora.
“Alexandre Linhares Furtado é, pelo que foi a sua vida, um herói da Medicina, de grande sabedoria e com fundos laivos de génio. Fica na História da Medicina Portuguesa com um nome entre os maiores!”, comenta Levi Guerra médico e professor Catedrático de Medicina da Universidade do Porto
Celestino da Costa, Professor Catedrático jubilado de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa descreve Linhares Furtado como o “melhor cirurgião português” que conheceu. António Almeida Santos, por sua vez, descreve o médico como um “ser humano exemplar”.
As celebrações em reconhecimento da sua obra, que colocou a cidade e o país no centro das atenções a nível mundial, vão prolongar-se por um ano.
Related Images:
PUBLICIDADE