Coimbra
Associação Empresarial da Região de Coimbra reclama mais apoio do Governo
A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra realizou no último mês o Inquérito Impacto da COVID-19 nas Empresas da Região de Coimbra.
Observando a sua missão de dinamizar a atividade associativa e incrementar o espírito de solidariedade e de apoio entre as empresas da sua Região de Intervenção a NERC “pretende obter uma base concreta para retratar a situação implicada pela crise, avaliando ao mesmo tempo o efeito das medidas tomadas e a propor no âmbito do apoio à Economia”.
A recolha de dados foi feita por formulário online e entrevista presencial, preservando a semelhança entre o perfil da amostra e o da população.
A Direcção da NERC, ontem reunida, tomou conhecimento do seu relatório preliminar e entendeu dever tornar público que os seus resultados mostram claramente a necessidade de colaborar com o Governo e com as entidades regionais de modo a que o apoio às empresas seja mais efectivo, corrigindo os erros já identificados e, tendo em especial conta a possibilidade do agudizar da crise pandémica.
A Direcção comprometeu-se a transpor os resultados obtidos para um resumo executivo expondo as linhas de força de uma proposta de intervenção e deliberou tornar desde já público algumas das respostas a questões principais, que seguem:
Principais resultados do Inquérito às Empresas e associadas da Região de Coimbra
-
65% das empresas suspendeu a actividade
-
46% destas empresas recorreu ao layoff simplificado
-
21% das empresas mantiveram trabalhadores em teletrabalho.
-
61% das empresas recorreram a medidas de apoio à Economia
-
81 % dos inquiridos não acedeu por falta de dotação pelo Governo do programa “Adaptar”
-
32% das empresas não recebeu atempadamente os apoios previstos pelas medidas do Governo
-
80% das empresas responderam que os apoios do COVID-19 não são suficientes
-
86% das empresas não obtiveram a financiamento das linhas de apoio COVID-19
-
40% das empresas continuam a precisar de apoio financeiro
-
57% das empresas não têm presença digital
-
73% das empresas não despediram e tencionam manter o quadro de pessoal, reforçando a formação.
-
52% das empresas estão a aproveitar a crise para reorganização e mudança de processos
-
11% das empresas conseguiram um aumento do volume de negócios
-
66% das empresas manifestaram intenção de participar num Programa Regional de dinamização, revitalização e modernização da economia – REVI.PROCOM.
A NERC realça “os últimos 4 pontos principais que demonstram que os empresários querem continuar a lutar, dizem não ao confinamento total em caso de agravamento da situação pandémica, e reclamam apoios claros por parte do Governo e das entidades regionais e locais no apoio às empresas fonte de riqueza e de emprego”.
Related Images:
PUBLICIDADE