Coimbra
Associação de Municípios celebra em Coimbra 50 anos do derrube da ditadura
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril em Coimbra, na quarta-feira à noite, com um conjunto de iniciativas que se prolongam pela madrugada.
Num comunicado enviado à agência Lusa, a ANMP, com sede em Coimbra, informou que o programa evocará “os principais momentos históricos” da Revolução dos Cravos, que há meio século permitiu a instauração do atual regime democrático em Portugal.
“Esta comemoração inclui uma projeção na fachada da sede da ANMP, a partir das 22:00 do dia 24 [quarta-feira] até à madrugada do dia 25, que visa celebrar a data e homenagear os seus heróis”, de acordo com a nota.
A ANMP, cujo conselho diretivo é liderado pela socialista Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “convida toda a população a associar-se a esta evocação”, lembrando que a insurreição do 25 de Abril, protagonizada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), derrubou a ditadura fascista, “devolveu a liberdade aos portugueses e transformou Portugal num país democrático”.
A associação revelou ainda que “os momentos mais relevantes do 25 de Abril de 1974 serão assinalados” às 22:55 de quarta-feira e às 00:20 de quinta-feira, com recurso a música e a um breve filme sobre a revolução.
Há 50 anos, naquele dia, o MFA, envolvendo sobretudo jovens capitães dos três ramos das Forças Armadas (Exército, Armada e Força Aérea), executou com sucesso um golpe militar que teve o então major Otelo Saraiva de Carvalho como principal estratega.
Related Images:
PUBLICIDADE